Fugas - notícias

  • Nelson Garrido
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

A francesinha está de volta à baixa do Porto

Por Fugas

Cinco cervejarias da cidade vão apresentar duas dezenas de versões da iguaria da Invicta em mais uma Francesinha na Baixa. De 3 a 13 de Setembro.

Para os mais tradicionais, sai uma francesinha com bacon em pão de cruz, uma de carne assada ou a especial com bife, ovo e batata frita. Para quem preferir experimentar uma versão diferente do ícone gastronómico do Porto tem, por exemplo, a francesinha de carnes brancas, a vegetariana ou a estreante francesinha do mar, com atum, salmão fumado, gambas e delícias do mar.

No total, serão 20 confecções diferentes, feitas – segundo a organização – por “cinco das mais famosas cervejarias portuenses”: BB Gourmet, Café Santiago, Capa Negra, Cufra e Porto Beer, os mesmos cinco espaços que no ano passado tinham cozinhado a terceira edição do evento na Praça D. João I.

Agora o festival Francesinha na Baixa está de volta para onze dias de muita gula e muita cerveja. É que o evento faz parte dos Encontros de Gastronomia organizados pela Super Bock e pela Essência do Vinho e, como tal, há cervejas para harmonizar com a iguaria, da loira original aos rótulos da colecção de cervejas Super Bock Selecção 1927: Imperial Stout, Cascade Blond Lager, Munich Dunkel, Bavaria Weiss e Japanese Rice Lager.

Durante o festival – que decorre novamente na Praça D. João I, de 3 a 13 de Setembro – haverá ainda quatro sessões de show cooking, onde “mediáticos chefs de cozinha são desafiados a reinterpretar a francesinha”. O primeiro a pôr as mãos na iguaria tripeira será João Pupo Lameiras (do restaurante Bacalhau, no Porto), no dia 4 às 21h30. Seguem-se Marlene Vieira (do restaurante Avenue, em Lisboa) no dia 5, Hélio Loureiro (chef da Selecção Portuguesa de Futebol), no dia 11 e Sandra Pinto (finalista do programa televisivo Chef's Academy) no dia 12. As sessões decorrerão sempre às 21h30.

Este será o último evento da temporada 2015 dos Encontros de Gastronomia, mas até lá decorre ainda o Guimarães nas Artes, que termina a 6 de Setembro. Durante o festival, três restaurantes da cidade (Antigo Nora do Zé da Curva, Dan José e Florêncio) e uma pastelaria (Clarinha) “propõem cerca de seis dezenas de diferentes propostas gastronómicas” para harmonizar com a colecção de cervejas artesanais da marca patrocinadora.

À semelhança do Francesinha na Baixa, o evento conta igualmente com sessões de cozinha ao vivo, onde chefs portugueses reinterpretam o receituário minhoto. No próximo sábado é a vez de Renato Cunha (do restaurante Ferrugem, em Famalicão) e no domingo será apresentada a versão de autor de Rui Martins (chef do restaurante Ralenti do Hotel Rali Viana, em Viana do Castelo), ambas às 14h30. O festival conta ainda com música ao vivo, com actuações de B-Jazz.

Infos

Francesinha na Baixa
De 3 a 13 de Setembro | Praça D. João I
Preços: 3€ por pessoa, com oferta de uma cerveja. Entrada gratuita de segunda a sexta-feira entre as 12h e as 17h e para crianças até aos 12 anos.
Horários: das 19h às 24h no dia 3 e das 12h às 24h nos restantes dias

Guimarães nas Artes
De 27 de Agosto a 6 de Setembro | Plataforma das Artes e Criatividade
Preços: 4€ por pessoa com oferta de uma cerveja Super Bock original, sendo que a entrada é gratuita para crianças até aos 12 anos
Horários: de segunda a terça entre as 18h e as 23h, quintas e sextas das 18h às 24h; sábados das 12h às 24h e domingos das 12h às 23h

--%>