No ano em que a The Tall Ships Races celebrará o 60.º aniversário, a regata internacional regressa a Lisboa, onde finalizará a primeira etapa, quatro anos depois da última passagem por Portugal. De 22 a 25 de Julho de 2016, mais de 50 grandes veleiros estarão atracados em Santa Apolónia e, tal como aconteceu em 2012, poderão ser visitados pelo público geral.
O regresso à capital portuguesa foi anunciado esta segunda-feira, numa cerimónia de lançamento no Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia, onde o autarca de Lisboa defendeu ser “um evento muito importante para a cidade”, explicando que atrai visitantes e reforça a ligação da cidade ao mar e à história marítima. “É um dos grandes eventos náuticos à escala mundial”, reiterou Fernando Medina, citado pela agência Lusa.
De acordo com o autarca, a última regata The Tall Ships Races que atracou em Lisboa – entre 19 e 22 de Julho de 2012 – trouxe à cidade “mais de um milhão de pessoas” para visitar os 49 navios que estiveram acostados ao longo do Tejo, o que resultou em impactos directos estimados de aproximadamente dez milhões de euros.
A expectativa é conseguir atrair mais pessoas na próxima edição. “Os impactos indirectos serão seguramente muito superiores, visto que a cidade beneficia de uma promoção muito grande, beneficia do ponto de vista dos jornalistas estrangeiros que cá estão, das imagens que são difundidas em todos os canais, a própria colocação da imagem de Lisboa como uma cidade marítima”, afirmou o presidente da autarquia, que é também responsável pelo pelouro do Turismo.
A The Tall Ships Races é uma competição de vela que se realiza todos os anos e tem como principal objectivo dar oportunidades de formação de vela a jovens de todo o mundo. Em 2016, o evento contará com 3500 jovens tripulantes, a bordo de mais de 50 grandes veleiros.
A primeira regata fez-se aos mares em 1956, com partida de Torbay, no Reino Unido, e chegada à capital portuguesa. Sessenta anos depois, Lisboa não será, contudo, meta da histórica competição, mas destino final da primeira etapa.
A regata tem início previsto para 7 de Julho em Antuérpia, na Bélgica, de onde se fará aos mares no dia 10. A primeira paragem será então em Lisboa, de 22 a 25 de Julho, seguindo depois para Cadiz, em Espanha, onde os grandes veleiros ficarão atracados entre 28 e 31 de Julho, antes de rumarem à última etapa e destino final, na Corunha (Espanha), onde aportarão de 11 a 14 de Agosto, marcando o fim da competição. No total, serão percorridas 1.955 milhas náuticas, refere a organização.
Em Lisboa, o evento é coorganizado pela Câmara Municipal de Lisboa, pela Administração do Porto de Lisboa, pelo Lisbon Cruise Terminals e pela Associação Portuguesa de Treino de Vela (Aporvela).