Já começaram a chegar e, entre quinta-feira e domingo, o Tejo será invadido pelas grandes velas e mastros de 49 navios, muitos deles tidos como emblemas do património náutico europeu, aportando em Santa Apolónia, Lisboa, final da primeira etapa da regata Tall Ships, iniciada em 8 de Julho no porto de St. Malo, no Noroeste de França.
Quase 2000 jovens de 16 nacionalidades, com 220 portugueses entre eles, a maior parte sem experiência náutica, integram as tripulações dos veleiros, a quem é ministrada a formação de mar, objectivo principal da organização, a cargo da Sail Training International, da qual a Aporvela é a associada portuguesa.
O navio-escola Sagres, o Creoula e Santa Maria Manuela ou a caravela Vera Cruz são algumas das embarcações portuguesas participantes, que após exposição ao público zarparão no domingo, na direcção de Cádis, no Sul de Espanha.
Entre os grandes veleiros visitantes, encontra-se também o Alexander von Humboldt II (em que a Fugas navegou este ano), um novíssimo veleiro, construído no ano passado na Alemanha.
O desfile náutico no Tejo, a partir das 14h de domingo, com início sob a ponte 25 de Abril, constituirá o ponto alto da passagem por Lisboa.
Depois de Cádis os veleiros rumarão a norte, para a Corunha, terminando a prova em Dublin (Irlanda), a 26 de Agosto.
Lisboa já foi visitada pela prova, em 2006, prevendo-se que em 2016 volte a ser porto de passagem.
___
A "cidade" dos veleiros
O espaço entre Santa Apolónia e o Terreiro do Paço transforma-se numa "cidade" náutica onde os espectadores poderão, anuncia a organização, visitar os Grandes Veleiros por dentro, assistir a concertos e participar em diversas experiências culturais.
Lisboa - Tall Ship Race | Facebook