Fugas - notícias

Rui Farinha

Trufas de feijão-frade são novidade em festival de Castelo Branco

Por Lusa

O certame dá a conhecer produtos locais e novidades.

As trufas de feijão-frade vão ser apresentadas no Festival do Feijão Frade que se realiza em Lardosa, Castelo Branco, no fim-de-semana, anunciou hoje a organização. Passeios em bicicletas antigas, um passeio pedestre e um festival de bombos e de ranchos folclóricos também estão no programa.

"Este é mais um evento onde vamos apresentar produtos locais e inovadores. A feira enquadra-se na aposta que o município tem feito no sector agro-alimentar e onde o feijão-frade ganhou espaço", afirmou Luís Correia, presidente da Câmara de Castelo Branco.

O autarca, que falava hoje no salão nobre dos Paços do Concelho durante a apresentação da 10.ª edição da Feira do Feijão Frade, adiantou que este é um certame que atrai cada vez mais gente ao concelho de Castelo Branco.

O evento decorre na freguesia de Lardosa e é organizado pela Câmara de Castelo Branco e junta de freguesia local.

Durante os três dias do certame vão ser apresentadas várias novidades, entre as quais se destacam as trufas de feijão-frade, um produto produzido com queijo, feijão-frade e chocolate, além das feijadinhas, o licor e o gelado de feijão.

O programa inclui ainda um passeio de bicicletas antigas com 230 participantes, um passeio pedestre pela rota do feijão e um festival de bombos e de ranchos folclóricos, além de muita animação de rua ao longo dos três dias.

O presidente da junta de freguesia de Lardosa, José António Dâmaso, explicou ainda que este ano os comboios intercidades que circulam na linha da Beira Baixa vão efectuar paragens durante os dias da feira na estação da freguesia.

"Esta é uma mais-valia para quem quer visitar o certame, pois dá um espaço de cerca de cinco horas para que as pessoas possam visitar a feira", disse.

Nesta 10.ª edição vão estar presentes 64 expositores, seis restaurantes e seis produtores de feijão-frade de Lardosa.

O autarca sublinhou que a organização teve que recusar a participação de cerca de 40 expositores por questões de logística.

--%>