Fugas - notícias

Enric Vives-Rubio

Empada de Arraiolos já é marca registada

Por Lusa

O objectivo é valorizar "um dos expoentes máximos da gastronomia" da vila alentejana e torná-la "ainda mais única".

"É uma empada diferente das outras e, com o registo da marca, fica mais valorizada", defendeu a presidente da autarquia de Arraiolos, Sílvia Pinto, em declarações à agência Lusa.

O processo de registo da "Empada de Arraiolos" no Instituto Nacional da Propriedade Industrial já foi concluído por este município do distrito de Évora, estando a decorrer a discussão pública da proposta de regulamento do uso da marca.

A autarca assinalou que a empada de Arraiolos "é um produto tradicional da vila", realçando que foram encontrados "recortes de jornais do início do século XX com publicidade a casas que vendiam empada de Arraiolos".

"É uma empada de galinha, que tem a conjugação de sabores de várias ervas aromáticas, entre as quais a manjerona, e que, com os diferentes ingredientes e a forma como são misturados, acaba por resultar num paladar que a distingue das outras", disse.

Sílvia Pinto explicou que a utilização da marca vai ser atribuída pela câmara às empresas e instituições da vila que a solicitem e que cumpram as regras estabelecidas no regulamento.

A empada está em destaque na 16.ª edição da Mostra Gastronómica, que inclui a Feira do Tapete de Arraiolos e que se realiza entre 30 de Outubro e 8 de Novembro no pavilhão multiusos da vila. Segundo o município, este ano, a empada vai ser "a rainha das festividades", a par dos pratos gastronómicos e do Tapete de Arraiolos, ícone do artesanato local.

Ao longo de 10 dias, a iniciativa vai dar visibilidade à restauração, comércio de tapetes e tapeteiras, empresas vínicas e exposições do legado de gerações, esperando o município cerca de 20 mil visitantes.

--%>