Ao longo das 100 páginas do livro, lançado oficialmente no sábado passado, o jornalista do PÚBLICO Samuel Silva e o fotógrafo José Caldeira revelam mais de meia centena de segredos que se escondem na cidade, num processo de redescoberta do município de onde os dois autores são naturais.
“Talvez surpresa seja a melhor palavra para falar deste livro”, conta-nos Samuel Silva, confessando que, apesar de ter sempre vivido em Guimarães e ser um “curioso sobre a História e as estórias da cidade”, foi “sendo sempre surpreendido” ao longo dos meses em que trabalhou no livro. “Pensámos numa lista de 30 [segredos]. Acabámos com mais de 50 e deixámos vários de fora”, acrescenta.
No total, são 53 pormenores esquecidos da cidade que aqui se revelam, cada um com “uma pequena história associada do processo de descoberta e do trabalho de fotogra?a”. Entre eles, está, por exemplo, a sacristia da Igreja dos Capuchos, no antigo hospital da cidade, junto ao castelo, o “novo local favorito na cidade” para o autor: “É um lugar lindo, onde há exemplos de todas as técnicas pictóricas e um colorido que é muito entusiasmante.”
Outros dois segredos que considera especiais são “a velha igreja de Corvite, quase completamente arruinada e praticamente no meio do nada, mas que tem um dos mais vastos conjuntos de frescos pintados nas paredes de que há registo na região e o castro de Sabroso, um povoado proto-histórico, que foi estudado desde o século XIX, mas que estava, na altura, coberto de vegetação”, destaca. “Foi uma verdadeira incursão à selva para chegarmos à base da muralha: uns impressionantes cinco metros de altura e um aparelho poligonal muito bonito”, conta.
Para Samuel Silva, Guimarães Top-Secret: Segredos de Guimarães é sobretudo “um livro de histórias” — e há muitas, como “a do primeiro campo de futebol do Vitória junto ao cemitério” ou a “do rei do Pegu, que dá nome a uma das ruas mais banais da cidade” — mas também pode ser encarado como um guia alternativo de Guimarães, já que, apesar de “atravessar todos os locais mais conhecidos da cidade de um ponto de vista turístico”, “nunca estão a apontar para o óbvio”, garante.
Guimarães Top-Secret: Segredos de Guimarães é editado pela Centro Atlântico e custa 14€.