Fugas - notícias

  • Aviz (Duque de Palmela)
    Aviz (Duque de Palmela) DR
  • DR
  • Aviz (Duque de Palmela)
    Aviz (Duque de Palmela) DR
  • Aviz (Duque de Palmela)
    Aviz (Duque de Palmela) DR
  • Aviz (Duque de Palmela)
    Aviz (Duque de Palmela) DR
  • Aviz (Duque de Palmela)
    Aviz (Duque de Palmela) DR
  • Aviz (Duque de Palmela)
    Aviz (Duque de Palmela) DR

Hotel Aviz passa a PortoBay Marquês e reabre em 2016

Por Fugas

Um nome histórico da hotelaria portuguesa vai mudar de nome e chancela e promete regressar renovado.

Depois de em Abril abrir o primeiro hotel em Lisboa, a cadeia hoteleira madeirense revela agora ter adquirido o Hotel Aviz, na Rua Duque de Palmela, à Fundação Oriente.

Segundo a empresa, o edifício vai entrar em "obras de remodelação total”, estando a abertura do novo Portobay Marquês prevista para o primeiro semestre do próximo ano.

De acordo com o comunicado divulgado pela PortoBay Hotels & Resorts, o segundo hotel do grupo na capital portuguesa terá quatro estrelas e um “conceito homy e multigeracional”.

O objectivo, refere, passa por complementar a oferta do cinco estrelas inaugurado em Abril, PortoBay Liberdade, localizado a dois passos do novo edifício.

O hotel Aviz é um nome histórico da hotelaria (e da restauração) em Portugal, embora o local onde se encontre hoje não seja o palacete que o tornou célebre no séc. XX. O Aviz original viveu em Lisboa entre 1931 (inaugurado oficialmente em 22 de Novembro de 1933) e 1962 num palacete das Picoas, desenhado pelo arquitecto Ventura Terra, no quarteirão onde actualmente se encontra outro hotel marcante, o Sheraton. Pelo Aviz, hotel e restaurante, passava a alta sociedade lisboeta e algumas das suas mais célebres visitas, da rainha D. Amélia a D. Juan de Bourbón, de Eva Perón a Maria Callas, Frank Sinatra, Ava Gardner ou Amália Rodrigues, além do "residente" Calouste Gulbenkian, que viveu no Aviz ao longo de 13 anos, como se lembra nesta "memória" no Público em 2005. No seu historial, de espiões e famosos, luxos e glamour, contam-se distinções como a da revista Life em 1950: "o hotel mais sumptuoso do mundo". E sublinhe-sel 

As voltas da história levaram ao desaparecimento do Aviz mas Carlos Monjardino e a Fundação Oriente terão comprado algum do recheio. O restaurante teve várias vidas (de Lisboa ao Estoril) e o hotel reabria segundo o espírito e com o nome de Aviz em nova localização em 2005. É neste espaço, na rua Duque de Palmela, que a PortoBay vai agora instalar-se. 

O grupo PortoBay, nascido na Madeira, onde tem seis unidades hoteleiras, está também presente no Brasil (com três hotéis) e com um hotel no Algarve e outro em Lisboa.

--%>