Fugas - notícias

Um livro sobre cozinhas em verso

Por Bárbara Wong

Da história da gastronomia à mesa do restaurante. Uma viagem divertida pela mão do crítico Fortunato da Câmara num "manual" que promete tornar cada leitor "um verdadeiro gourmet".

O melhor do “Manual Para se Tornar um Verdadeiro Gourmet”, do crítico gastronómico Fortunato da Câmara é o índice. Este foi muito trabalhado e surge, quase sempre, em verso. Há uma ou outra entrada que não rima, para muita pena nossa.

Mas este índice é delicioso. Está dividido em cinco pontos – da história da gastronomia; passando pelos sabores; alimentos e produtos; as cozinhas, a crítica e os bloggers; terminando com aspectos mais práticos como o espaço ou o serviço de mesa. E os versos que fazem o índice têm alguma graça. Vamos começar pelo primeiro “Não é heresia. A gastronomia tornou-se poesia” e terminar no último “Vinte fundamentos para desfrutar da insuperável beleza de estar à mesa”. Pelo meio temos “Ordem nas cozinhas! Regional, tradicional, de fusão, de autor, para não haver presunção ou falta de rigor”; “Espaços ‘giros’, boas moradas, cozinhas étnicas… E que tal discriminá-los com abordagens éticas?”

E o poder de versejar continua pelo livro fora, todo ele escrito em prosa, mas, sempre com alguma surpresa na escrita. Quanto ao conteúdo, este é útil sobretudo para quem está a dar os primeiros passos no mundo da culinária e da comida, os tais gourmet, ou seja, as pessoas que “gostam de comer, aprender, de se aventurar no mundo da gastronomia”, diz a contracapa do livro.

E gostar de comer é fazer descobertas. O que este livro permite – porque não é um guia com moradas de restaurantes – é precisamente isso, descobrir os grandes chefs, descodificar a linguagem dos críticos gastronómicos, perceber o que aparece no prato, saber o que são e para que servem muitos dos utensílios que são usados.

Fortunato da Câmara – que é crítico gastronómico do Expresso, e já foi do Fugas – fez a sua formação na Escola Superior de Turismo do Estoril e continuou a sua formação em França no Institut des Hautes Études du Gôut. É um dos formadores na Universidade de Reims, onde lecciona uma masterclass em crítica gastronómica e, no final do livro, não resiste a sugerir uma lista de dez produtos que não podemos perder.

Manual Para se Tornar um Verdadeiro Gourmet
Fortunato da Câmara
Editora Manuscrito, preço de capa: 14,90 euros

--%>