Fugas - notícias

RTP com programa de vinhos e gastronomia que homenageia os criadores

Por Fugas

"A Essência" vai destacar grandes nomes ligados ao mundo do vinho e da gastronomia e prova-se aos domingos na RTP3 com repetições ao longo da semana.

Com estreia no dia 20, às 15h, "A Essência" chega com assinatura da Essência do Vinho, responsável por vários eventos enogastronómicos em todo o país.

A série de episódios deverá manter-se pelo menos durante um ano e cada episódio (de 15 minutos), com estreia a cada domingo, tem diversas repetições na RTP3 e na RTP Internacional. 

O projecto irá "prestar homenagem e posicionar a grandiosidade de personalidades com méritos próprios em duas áreas fundamentais da cultura e afirmação portuguesas, como o vinho e a gastronomia", resume a produção. A abordagem d' A Essência, versão tv, é primordialmente "documental, por vezes até quase confessional", referiu, em comunicado, Nuno Pires, director-executivo da EV-Essência do Vinho. 

Em cada episódio, um convidado irá "revelar a essência do trabalho que desenvolve, na primeira pessoa", o que também permitirá ao telespectador "conhecer melhor os bastidores de grandes vinhos, o círculo restrito de amigos, família e colaboradores mais próximos dos mentores dos projectos, os produtos e os produtores que estão na base de algumas das mais reconhecidas cozinhas". Portanto, "a essência de cada protagonista".
 
O primeiro programa destaca a família Nicolau de Almeida, ligada tanto à criação do mítico Barca Velha como à Ramos Pinto mas com novos projectos familiares para seguir.  

--%>