Fugas - notícias

  • O chef Benoît Violier à frente do seu restaurante
    O chef Benoît Violier à frente do seu restaurante ADF
  • O chef Benoît Violier e a sua mulher Brigitte: o restaurante que os dois comandavam conquistara o primeiro posto de La Liste
    O chef Benoît Violier e a sua mulher Brigitte: o restaurante que os dois comandavam conquistara o primeiro posto de La Liste DR

Continuação: página 2 de 2

Morreu o chef do recém-eleito 'melhor restaurante do mundo' em La Liste

Nascido na cidade costeira francesa de La Rochele, numa família de produtores de vinho, Violier era conhecido como um perfeccionista e um apaixonado pela caça que tinha uma cozinha muito sazonal, privilegiando os produtos biológicos. No Hotel de Ville sucedeu ao suíço Philippe Rochat, que considerava o seu mentor e que morreu no ano passado, tal como o pai de Violier.

Em 2013, o franco-suíço (obtivera a nacionalidade suíça há dois anos) fora já distinguido pelo guia francês Gault & Millau como chef do ano. Depois do anúncio da "La Liste", disse ao The New York Times que sentia “uma pesada responsabilidade por ser o número um” e explicou que a chave do seu sucesso era a consistência. “Esta lista é o reconhecimento da seriedade”, sublinhou.

Esta segunda-feira, no meio da perturbação causada pela morte de Violier, o Guia Michelin anunciou a atribuição de três estrelas a dois restaurantes de Paris, o Plaza Athénée, de Alain Ducasse, e o Cinq, de Christian Le Squer. França passa a ter 600 restaurantes com estrela, menos nove do que na edição anterior, 26 deles com três estrelas (dos quais dez em Paris). Há dez novos restaurantes a obter uma segunda estrela, entre os quais La Grande Maison, de Joël Robuchon, e Le Grand Restaurant, de Jean-François Piège, do Top Chef francês (e que tem uma mulher de origem portuguesa, Elodie, com a qual abriu o bistro Clover).

Houve, contudo, uma má notícia para Alain Ducasse: o seu Meurice, noutro hotel de luxo de Paris, perdeu uma das três estrelas. O mesmo aconteceu com o Relais Bernard Loiseau, em Saulieu, restaurante dirigido por Dominique Loiseu, viúva do chef Bernard Loiseau, que foi encontrado morto na sua casa em 2003. Na altura, a imprensa francesa especulou sobre a hipótese de o chef, com 52 anos, se ter suicidado com um tiro na boca devido a uma avaliação menos positiva do guia Gault & Millau e aos rumores de que poderia perder uma estrela na edição seguinte do Guia Michelin. 

--%>