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  • Assim fica, por agora, o mapa do Metro de Barcelona
    Assim fica, por agora, o mapa do Metro de Barcelona DR/TMB

Barcelona já tem Metro no aeroporto. Sem condutor

Por Luís J. Santos

Será a "linha mais longa de metro na Europa" operada automaticamente: vai da Zona Universitaria aos terminais 1 e 2.

Foi inaugurado esta sexta-feira o novo troço do Metro de Barcelona: com a Linha 9 Sul já se pode viajar da capital da Catalunha ao aeroporto de El Prat em metropolitano.

A linha, que para já une os terminais T1 e T2 à estação Zona Universitaria (ligada ao centro via Linha 3) tem 19,6km e abrange 15 estações, entre Barcelona L’Hospitalet e El Prat de Llobregat. Quando estiver completa deverá ter 50kms e 46 estações. Segundo a TMB (Transports Metropolitans de Barcelona), citada pela agência Efe, deverão utilizar diariamente esta linha cerca de 330 mil passageiros por dia.  

A L9 Sul abriu-se aos viajantes às 15h de sexta-feira. Da Zona Universitaria ao Terminal 1 do aeroporto a viagem deverá durar cerca de 32 minutos e custa 4,50 euros (tem que se comprar um bilhete especial). Quem começar a viagem no centro, na linha 3, poderá ter que contar com mais de 45 minutos.

Por comparação, o Aerobús, autocarro directo do centro ao aeroporto, custa 5,90 euros uma ida ou 10,20 euros uma ida-e-volta e a viagem dura praticamente o mesmo tempo - oficialmente 35 minutos. Também há outras opções de acesso, casos dos comboios suburbanos da Renfe (directos de Sants ou Passeig de Gracia, cerca de 20 a 30 minutos, respectivamente ao T2) ou das carreiras regulares de autocarros, como o 46 - o bilhete simples para uma só viagem custa 2,15 euros.

A linha tem o mesmo horário de funcionamento do resto da rede: das 5 da manhã à meia-noite nos dias úteis, até às 2 da manhã às sextas e vésperas de feriado, ininterrupta dos sábados para domingos. Conforme as horas e dias, haverá metro a cada 4 a 7 minutos.

A viagem automática

Além de facilitar a realização deste percurso aos viajantes, a nova L9 Sul destaca-se por outro detalhe: o projecto, em colaboração com a Siemens, criará a "linha mais longa de Metro na Europa operada sem condutor", segundo nota à imprensa da empresa alemã, responsável pelos sistemas de sinalização e operação automática, já usados na rede de Metro barcelonesa e que passam agora a representar 25% do total das operações.

O sistema de operação automática baseia-se "na comunicação via rádio entre o comboio e a via" e é usado em serviços de metropolitano em Paris, Nova Iorque, São Paulo ou Budapeste. A Siemens adianta que podem ser realizadas assim todas as operações essenciais, estando automatizadas as "funções de arranque, supervisão de velocidade, controlo de tracção e travagem, paragem, manobra de volta nos terminais, assim como de abertura e fecho de portas do comboio e da plataforma". O sistema permitirá, garantem, "reduzir o intervalo entre comboios", "mantendo a total segurança na linha e aumentando a sua capacidade".

Desde 22 de Janeiro, noticia o La Vanguardia, que têm sido realizados testes automáticos na linha, incluindo com passageiros, tendo participado 2000 voluntários. O investimento na nova linha, informam, está calculado em quase 2900 milhões de euros, tendo as obras se prolongado por mais de uma década.

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