Fugas - notícias

Rita França

Ryanair avança no Porto com mais voos nas rotas canceladas pela TAP

Por Luís J. Santos

Para já, garante dez 'voos adicionais' no Porto e confirma novos destinos como Varsóvia. Em Lisboa anuncia-se Berlim.

A Ryanair anunciou hoje os seus calendários de Outono/Inverno para Lisboa e Porto, em conferências de imprensa nas duas cidades, confirmando novos destinos, reposição de rotas sazonais e dando um passo em frente até como potencial substituta da TAP nas rotas da Invicta cuja suspensão foi anunciada pela companhia portuguesa (já no final de Março).

As rotas em foco - Milão, Roma, Bruxelas e Barcelona - são, aliás, já garantidas pela low cost no Porto (embora para aeroportos diferentes dos utilizados pela TAP, nos casos italianos). Ainda assim, a empresa, que tem base aérea no Sá Carneiro desde 2009, fez questão de posicionar-se na disputa garantindo "voos adicionais" nas rotas referidas.  

Segundo confirmou à Fugas Robin Kiely, chefe do departamento de comunicação da Ryanair, haverá mais dois voos por semana para Barcelona (dois diários) enquanto Bruxelas, entre os dois aeroportos usados, ganha mais quatro voos por semana passando no total a 15. Já Milão tem o maior incremento: mais quatro voos por semana, passando a 11. Contas feitas, são, para já, mais uma dezena de voos semanais nestas rotas, ao que se junta ainda o aumento de frequências para Madrid (mais duas por semana, com dois voos diários). No total, cerca de mais dois mil passageiros por semana nestas ligações.

No portal de notícias da Câmara Municipal do Porto noticia-se mesmo que a Ryanair "toma posições da TAP no Porto" num resumo de uma reunião do presidente da câmara, Rui Moreira, com Niall O'Connor, director de rotas da low cost. Segundo o site, Moreira terá manifestado a sua preocupação "sobretudo” com Milão e Bruxelas. No caso italiano, a low cost voa do Porto para o aeroporto de Bérgamo, por isso a questão prende-se com voos para o aeroporto de Malpensa, o que era usado pela TAP e considerado melhor localizado, um destino que a empresa terá prometido reavaliar.  

O avanço da Ryanair no campo deixado aberto pela TAP domina as novidades da "low cost" para Portugal mas há mais: no Outono começa a ligar a Invicta a Varsóvia, uma rota que entrará em concorrência directa com a Wizz Air, companhia em estreia no Porto e que anunciou há dias a mesma ligação. No Inverno, mantém-se rotas sazonais para Dublin, Liverpool e Valência. Já no doméstico Lisboa-Porto podem contar-se com três voos por dia. No total, no Porto, esperam realizar 184 voos semanais.

Por Lisboa, as novidades saíram mais curtas, saindo apenas destacada a nova rota diária Lisboa-Berlim, que até já tinha sido anunciada. Na temporada seguinte, haverá assim 16 rotas totalizando 143 voos por semana. 

--%>