Fugas - notícias

Uma perdiz de escabeche de José Júlio Vitém

Uma perdiz de escabeche de José Júlio Vitém

Estremoz recebe 20 chefs em festival gastronómico alentejano

Por Alexandra Prado Coelho

O italiano Andrea Petrini será um dos curadores de Alentejo Food & Soul, festival a estrear no Verão.

Vai nascer um novo festival gastronómico em Portugal. Chama-se Alentejo Food & Soul, acontece entre 16 e 18 de Setembro em Estremoz e promete trazer “vinte chefs nacionais e internacionais”. Para já, sabe-se que a organização é da empresa Amuse Bouche (Ana Músico e Paulo Barata) e que terá entre os curadores o italiano Andrea Petrini.

Escritor, jornalista e curador de eventos gastronómicos, com alguma dose de extravagância, Petrini é uma personagem provocatória a quem as revistas Vogue e Time chamaram já “o deus da comida” (ou o homem que transforma chefs em estrelas). Outro dos curadores será o chef Leandro Carreira, que trabalhou em Londres com Nuno Mendes e que actualmente está ligado ao projecto Climpson’s Arch na capital britânica.

Não se sabe, por enquanto, quem serão os chefs internacionais que virão a Estremoz, mas entre os nomes nacionais já confirmados estão Alexandre Silva (Loco), Henrique Sá Pessoa (Alma), Ljubomir Stanisic (100 Maneiras), João Rodrigues (Feitoria do Hotel Altis Belém, uma estrela Michelin), André Magalhães (Taberna da Rua das Flores), todos de Lisboa, e ainda José Júlio Vintém (Tomba Lobos, Portalegre) e Michele Marques (Alecrim, Estremoz), também ligada à organização.

O objectivo, explica Ana Músico, é trabalhar com os cozinheiros, artesãos e produtores alentejanos e convidar os chefs internacionais a usar também os produtos da região. O Convento das Maltezas será o palco do Alentejo Food & Soul e receberá as estações de cozinha onde cada um dos vinte chefs irá apresentar dois pratos com preços diferentes. A iniciativa é promovida pelo Turismo do Alentejo com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz e da Confraria Gastronómica do Alentejo.

--%>