Fugas - notícias

  • DR/CM Marvão
  • DR/CM Marvão
  • DR/CM Marvão

Marvão celebra festival gastronómico do borrego e do cabrito

Por Lusa

Até 3 de Abril, restaurantes do concelho dão o seu melhor em pratos à base de borrego e de cabrito .

A 11.ª edição da Quinzena Gastronómica do Cabrito e do Borrego vai decorrer até ao dia 3 de Abril, em 14 restaurantes do concelho, para mostrar "o que de melhor se faz" com estes ingredientes na cozinha tradicional alentejana. 

"O cabrito e o borrego são, em toda a linha, muito importantes para o concelho, desde a produção até ao prato. Uma grande parte do cabrito e do borrego que se come por este país fora é produzido na nossa região", disse à agência Lusa o presidente do município, Vítor Frutuoso. 

Segundo o autarca, a produção de cabrito e de borrego na zona de Marvão, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, faz parte das atividades económicas que "conseguem subsistir à globalização do mercado".

Sendo a gastronomia "um dos grandes veículos de promoção do concelho", o município de Marvão promove esta quinzena gastronómica de forma a "dinamizar ainda mais" a restauração da região. "Não podemos dissociar a gastronomia do turismo e esta quinzena gastronómica vai ao encontro dos nossos visitantes", sublinhou.

Durante a época da Páscoa, a vila histórica de Marvão é visitada "por muitos turistas nacionais", mas também, sublinhou Vítor Frutuoso, por espanhóis. 

Costeletas de borrego na brasa com migas de espargos, cabrito de cachafrito, perna de borrego com castanhas e cebolinhas, ensopado de borrego, cabrito assado no forno e as tradicionais sopas de sarapatel (com sangue de borrego) são alguns dos pratos que vão constar das ementas da restauração local. 

No site e Facebook da autarquia encontra-se mais informação disponível.

--%>