Fugas - notícias

Bolos de Vésperas - Açores

Bolos de Vésperas - Açores DR

O primeiro Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa

Por Fugas

Pela primeira vez, Portugal celebra o dia anual da sua gastronomia: a 29 de Maio, com Aveiro como primeira capital. Pelo país há descontos em meia centena de restaurantes.

Prato forte das comemorações, entre outras iniciativas: “selecção dos melhores produtos nacionais”, “demonstrações de cozinha onde as confrarias trabalham com novos chefs e escolas de hotelaria, harmonizações e diversos momentos de animação”, arte a partir de produtos alimentares ou passeios gastronómicos.

Organizada pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG) e pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a celebração faz-se a 29 de Maio tendo Aveiro como epicentro, primeira capital gastronómica. 

O projecto pretende mostrar que "a gastronomia é transversal na forma como se cruza com áreas como a agricultura, a economia e a história", disse à Lusa a presidente da FPCG, Olga Cavaleiro. 

Em Aveiro, o Mercado Manuel Firmino vai albergar produtores de todo o país para divulgarem os seus produtos, de queijos a enchidos, vinhos, pães, frutas, legumes e doces. 

No mesmo espaço vai ser possível assistir a sessões de cozinha ao vivo dirigidas pelos chefs Hélio Loureiro e Luís Lavrador. 

Como forma de mostrar que a "gastronomia também pode ser arte", vai realizar-se na cidade a "Exposição Que se Come e se Bebe", com produtos trabalhados de forma criativa e que no final do dia poderão ser degustados.

Como forma de integrar os mais novos no evento, as crianças vão ser convidadas a semear chícharos, para conhecerem melhor a leguminosa e terem contacto com a terra e com a agricultura. 

Segundo a organização, a gastronomia vai ainda servir de inspiração para quatro escritores comporem, em conjunto e ao longo do dia, um conto. 

Serão criados um selo e um carimbo oficial do Dia da Gastronomia, a lançar pelos CTT - Correios de Portugal, um dos parceiros da iniciativa. 

O evento conta também com a parceria da TAP Portugal, que vai disponibilizar uma refeição alusiva à efeméride a 29 de Maio, desenvolvida pelo chef Vítor Sobral, e da CP - Comboios de Portugal, que vai promover uma "viagem especial".

Durante a semana que antecede o evento, vários restaurantes do país vão inserir no seu menu um prato de gastronomia portuguesa com um desconto de 50%, vão ser expostas em candeeiros e árvores bandeirolas alusivas ao tema e as lojas da cidade vão ser desafiadas a decorar as suas montras com pormenores relacionados com a gastronomia. 

Olga Cavaleiro acredita que a realização deste dia funcionará como um "veículo de agregação entre os portugueses", na medida em que une diferentes áreas e mostra a variedade gastronómica de Portugal.

"Queremos mostrar que a gastronomia pode ser bandeira deste país e ser factor de agregação", celebrando a ideia de que "à mesa somos todos iguais e estamos todos juntos", acrescentou.

O programa e lista de restaurantes e lojas com descontos podem ser consultados no site.

www.diadagastronomia.pt

--%>