Fugas - notícias

  • DR/Parque Nacional Mu Ko Similan
  • DR/Parque Nacional Mu Ko Similan
  • DR/Parque Nacional Mu Ko Similan

Excesso de turistas leva Tailândia a fechar ilha "indefinidamente"

Por Fugas

Koh Tachai, a que chamam as "Maldivas da Tailândia", tem turistas a mais e o seu ecossistema está em risco, dizem as autoridades.

O elevado número de visitantes que estava a acorrer à ilha Koh Tachai, no mar de Andamão, estava a "prejudicar o seu ecossistema", anunciou Tunya Nethithammakul, director-geral do Departamento de Parques Nacionais e Conservação da Fauna e Flora da Tailândia, levando as autoridades a ordenar o encerramento do território ao turismo por tempo indeterminado.

A decisão foi tomada para defender, particularmente, os frágeis corais desta ilha situada a cerca de 137 quilómetros do centro turístico de Phuket, onde o lixo começou a incomodar e as águas começaram a mostrar-se contaminadas pelos combustíveis dos muitos barcos de passeio.  

O local estava destinado a receber "apenas algumas centenas de turistas por dia", disse o responsável, citado pela CNN. A “medida extrema do encerramento” daquela que é considerada uma das ilhas mais bonitas da Tailândia ocorre após a descoberta de "que, em certos pontos, havia quase duas mil pessoas em visita à ilha diariamente."  

A ilha, com praias de areia branca e águas translúcidas, é propagandeada pelos operadores turísticos como a "Maldivas da Tailândia", sendo apenas um santuário para visitar, já que não há hotéis e a maioria dos visitantes passa apenas parte do dia aqui.

No entanto, alguns operadores turísticos comercializavam ilegalmente viagens com estadia onde os hóspedes pernoitavam em tendas.

Desdramatizando ainda assim o encerramento, Nethithammakul comentou à CNN que, de qualquer modo, é apenas um fecho "mais prolongado" já que devido ao período da monção e para regeneração, todas as ilhas do parque nacional da região de Similan encerraram ao turismo até 15 de Outubro. Mas, no caso de Tachai, é mesmo sem data prevista de abertura.

"Não há outra solução senão fechar a ilha para permitir que a Natureza se recupere sem a interferência dos turistas", assinalou Nethithammakul, referindo, aponta a BBC, que quando a ilha reabrir ao turismo será sob medidas muito mais rigorosas.

--%>