Fugas - notícias

DR

Camões terá livro e jantar de homenagem no Delícias de Goa

Por Fugas

O lançamento do livro será acompanhado de um jantar dia 9 de Junho no restaurante lisboeta.

O que tem Camões a ver com Goa? Tudo. Afinal, quem não se lembra da imagem do poeta a tentar salvar o seu manuscrito das águas do Índico, depois de o barco onde seguia ter naufragado ao largo da Índia? Um jantar de homenagem ao maior escritor português é a proposta do restaurante Delícias de Goa, em Lisboa, para o próximo dia 9 de Junho.

Um evento que alia a comida e também a leitura, uma vez que será feito o lançamento do quarto fascículo da colecção Contando às Crianças Adultas, de Jorge Chichorro Rodrigues, onde é narrada a vida e a obra de Luís Vaz de Camões.

Assim, do menu deste jantar farão parte travesseiros de vegetais e de aves e bojas para a entrada. O prato principal será Apa de Camarão e Vindalho e para sobremesa Allebelé. A ementa inclui ainda vários vinhos e café.

Recorde-se que as ligações de Luís de Camões a Goa são profundas, tendo ali aportado em 1554 para logo se alistar ao serviço do vice-rei, D. Afonso de Noronha. Esteve preso, mas grande parte da sua obra máxima foi escrita naquele território. Depois foi enviado para Macau e, no regresso a Goa, o barco naufragou dando origem à célebre imagem do poeta com o manuscrito na mão. Em 1567 regressou a Portugal.

Quanto ao Delícias de Goa, este fica na Rua Conde Redondo, onde quer a decoração quer a gastronomia aliam os aromas lusos e indianos, com pratos que recordam o antigo território português.

O jantar custa 25 euros por pessoa e é preciso reservar até dia 7 de Junho.

--%>