O Alentejo vai ter uma semana quente. Aproveite-a. A Feira Nacional de Turismo Desportivo e de Natureza (Feitur) convida a visitar o concelho de Odemira nos próximos dias 10, 11 e 12 de Junho, mais concretamente Vila Nova de Milfontes.
O objectivo é promover os produtos turísticos mais emblemáticos – o medronho, o vinho e também a gastronomia regional. Há ainda actividades na natureza, como o ioga na praia, snorkwalk, stand up paddle e surf. A oferta estende-se ainda ao jiu-jitsu, lançamento de papagaios de papel e zumba.
A maioria destas actividades são gratuitas, mas há excepções como os passeios de barco pela foz do rio Mira e suas praias, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Estes saem do cais da Fateíxa e da Barbacã.
Defendendo que “quem vai ao mar havia-se em terra”, a Feitur promove através do Espaço Show Cook demostrações do chef Miguel Lourenço do Vale d’Oliveiras Quinta Resort & Spa, do Restaurante O Sacas da Zambujeira do Mar, do Restaurante D. Bia da Comporta, do Restaurante Porto das Barcas de Vila Nova de Milfontes e da Escola Profissional de Odemira.
Num equilíbrio entre o bom tempo e os melhores produtos do Alentejo, o evento harmoniza uma prova de gelado salgado da Geladaria e Creperia San Pietro e de cocktails de medronho com vista para o rio.
E porque nem só de medronho se faz o Alentejo, a Adega dos Nascedios, o Vicentino e a Herdade do Peso dão a provar outro ex-libris da região: o vinho.
Comece as manhãs com workshops de artesanato local, que variam entre joalharia, tecelagem e olaria. Acabe as noites com João Só e DJ João Machado na sexta-feira. No sábado, os responsáveis pelo encerramento dos espectáculos são Terrakota e DJ Rita Mendes. Durante os três dias há animações musicais e actuações de grupos de dança na Avenida da Praia.
O Alentejo foi considerado pela National Geographic Traveler, em 2014, como o “Melhor do Mundo” numa lista de 21 locais a visitar. A lista deste suplemento “reflecte o que é autêntico, culturalmente rico, sustentável e superlativo no mundo actual das viagens”. Se ainda não visitou Vila Nova de Milfontes, a Feitur propõe unidades de alojamento, onde pode ficar no próximo fim-de-semana prolongado.
Feitur: Programa completo
Texto editado por Bárbara Wong