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Há uma nova “casa de experiências” para turistas e portuenses

A loja possui, ainda, uma sala onde é possível ver centenas de locais a 360º, rodando e ampliando as imagens; uma sala de vinhos, em que ao seleccionar o produto no ecrã, onde há uma descrição, este é identificado na prateleira em frente; uma mesa que permite explorar todos os municípios do Porto e Norte e um espaço com jogos para crianças para que estas “possam estar também fidelizadas ao território e contagiar os pais.” Prevêem-se visitas escolares à loja e um programa a desenvolver com a Direcção-Geral de Educação.

E também há um espaço gourmet, da responsabilidade do chef Marco Gomes. Servem-se produtos do norte português que podem ser servidos na esplanada virada para o reconvertido Pátio das Cardosas.

Em breve, haverá também um ecrã para consulta a qualquer hora do dia. Afinal, o turismo não dorme.

Mais de 1300 visitas em quatro dias

Este centro de boas-vindas teve um investimento total de 2,147 milhões de euros, mais de 70% financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e o restante pelo Programa de Intervenção do Turismo, do Turismo de Portugal. Soma-se assim mais uma loja à Rede de Lojas Interactivas do TPNP.

O argumento de que o “Porto está na moda” volta para cima da mesa. Na verdade, todo o Norte quer estar e Melchior Moreira insiste nos números que o comprovam. De Janeiro a Junho de 2016, houve um crescimento de um milhão de turistas e registaram-se mais de 300 mil dormidas só em Maio, nas regiões inseridas no TPNP.

Nesta loja, desde sexta-feira foram atendidas mais de 1300 pessoas, 600 das quais durante o dia de sábado. Mas estes números podem dizer pouco do fluxo de turistas que passa por este espaço: “A ideia desta loja é que não seja necessário as pessoas recorreram à ajuda de funcionários, mas descubram as regiões por elas próprias através da pesquisa interactiva”, explicou Isabel Castro.

O objectivo é que esta seja também uma “loja sustentável”, com lucros próprios através da venda de produtos regionais: vinhos, filigranas, compotas e doces, assim como os produtos de promoção de cada município.

Texto editado por Ana Fernandes

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