Fugas - notícias

DR/CM de Tavira

Vamos encher a barriga de Dieta Mediterrânica

Por Fugas

Tavira é a capital da Dieta Mediterrânica por uns dias: há feira recheada de eventos e, claro, comidas, muitas comidas.

Tavira é a capital da Dieta Mediterrânica a partir de quinta-feira e até domingo. É já a quarta edição da Feira da Dieta Mediterrânica, certame nascido meses antes desta saborosa arte ter sido declarada Património Imaterial da Humanidade.

Há muito e bom para comer (restaurantes e tascas, mercado de produtores) mas há também muito mais, incluindo teatro ou concertos gratuitos sempre às 22h30 - entre as estrelas Dulce Pontes no dia 1, da Itália Canzoniere Grecanico Salen no dia 2, de Espanha Vicente Amigo no dia 3 ou os portugueses D.A.M.A. no dia 4. Para ver e pôr à prova: stands turísticos e de artesanato, arruadas e charangas, sessões de saúde e ginástica, conferências e debates, visitas guiadas e actividades várias especialmente para as crianças. E atenção ao Jardim Mediterrânico! 

Tudo se passa pelo centro histórico de Tavira, "ao longo das margens do rio Gilão e colina genética do alto de Santa Maria".  

A feira ocorre na altura, refere a autarquia local em comunicado, em que "Portugal e Tavira iniciam a coordenação anual dos sete estados e comunidades da Dieta Mediterrânica". O evento, em 4.ª edição, pretende transmitir os "valores culturais ancestrais da Dieta Mediterrânica, educação para a saúde alimentar e os estilos de vida saudáveis, valorização dos produtos do mar e da terra, endógenos e de proximidade, respeito pelo ambiente, os ecossistemas e as paisagens culturais, confraternização entre gerações, convivialidades, amizade e partilha".

Durante o evento, estarão em destaque produtos e temas ligados ao Ano Internacional das Leguminosas, que se marca em 2016.   

Programa completo aqui (pdf)

--%>