A companhia área nacional das ilhas Feroé vai realizar seis ligações no próximo Verão entre a capital portuguesa e a ilha de Vágar, onde está localizado o único aeroporto do arquipélago autónomo, dependente da Dinamarca.
Os voos, operados por um Airbus A319, vão realizar-se quinzenalmente à segunda-feira (ida e volta), de 3 de Julho a 4 de Setembro – excepção feita para a penúltima ligação, antecipada para quinta-feira, 24 de Agosto (e não 28). As partidas de Vágar estão agendadas para as 10h, com chegada prevista às 13h55. O avião de regresso deverá descolar às 14h55 de Lisboa e aterrar nas Feroé às 18h50. A viagem de ida e volta custa cerca 4000 coroas dinamarquesas (500 euros, aproximadamente).
Deverá ser no voo de 24 de Agosto que muitos adeptos de futebol chegarão a Lisboa para assistir ao segundo jogo de qualificação para o Mundial de 2018 entre as duas selecções (a 31 de Agosto). A primeira partida entre Portugal e as ilhas Feroé, ambas no grupo B, disputa-se esta segunda-feira às 19h45 na capital do arquipélago, Tórshavn, na ilha Streymoy.
As ilhas Feroé são um arquipélago composto por 18 ilhas, separadas por fiordes, situado entre a Escócia e a Islândia. Têm cerca de 50 mil habitantes e um governo autónomo, embora dependente da Dinamarca, que em 1978 decidiu não aderir à União Europeia.