Fugas - notícias

  • Paulo Pimenta
  • Paulo Pimenta
  • Paulo Pimenta
  • Paulo Pimenta
  • Paulo Pimenta
  • Paulo Pimenta
  • Paulo Pimenta
  • Paulo Pimenta

Um, dois, três: o Porto é o destino europeu do ano outra vez

Por Fugas

Votação online terminou esta sexta-feira, com a vitória da cidade portuguesa, que bateu 19 concorrentes europeias com "o maior número de votos" alguma vez conquistado na competição.

Três vezes nomeado. Três vezes eleito melhor destino europeu do ano. O Porto acaba de vencer a competição promovida pela European Consumers Choice, ficando em primeiro lugar na votação online que terminou esta sexta-feira. 

Nem grandes capitais europeias como Paris, Roma, Berlim, Praga, Londres, Madrid, Bruxelas ou Amesterdão. Nem paragens pitorescas como San Sebastian, Gdansk, Stari Grad, Sozopol ou Wilg Taiga. Nenhum dos 19 destinos nomeados conseguiu fazer frente à cidade portuguesa.

"Nunca a escolha de uma cidade vencedora foi tão unânime", escreve a organização em comunicado. O Porto "ganhou com o maior número de votos" desde o lançamento da competição, em 2010: conquistou mais de 138 mil votos - cerca de 32% do total e mais 85 mil que o segundo destino mais votado, a cidade italiana de Milão. 

Em terceiro lugar no pódio ficou Gdansk (Polónia), enquanto Atenas (Grécia) e San Sebastian (Espanha) foram a quarta e a quinta cidade mais votadas pelo público, respectivamente. O sufrágio online, aberto a todos, decorreu entre 20 de Janeiro e 10 de Fevereiro. No top 15 ficaram ainda Sozopol, Viena, Stari Grad, Basileia, Madrid, Roterdão, Roma, Paris, Bonifácio e Wild Taiga.

Para a vitória do Porto muito terá contribuído a "mobilização dos habitantes da cidade e dos portugueses", afirma a organização em comunicado, referindo a campanha promocional lançada pela Câmara Municipal do Porto.

No entanto, o voto dos viajantes estrangeiros terá sido determinante: cerca de 56,8% do total de votos na cidade portuguesa vieram de fora de Portugal, revela o comunicado, oriundos de países como Brasil, França, Canadá, África do Sul, Tailândia, México, Islândia, ilhas Fiji, Singapura, Coreia do Sul, Irlanda e Canadá, entre outros.

Pouco depois de serem divulgados os nomeados a European Best Destination 2017, a Câmara Municipal do Porto lançou uma campanha promocional alavancada num vídeo onde os músicos Pedro Abrunhosa e Miguel Araújo, os jogadores de futebol Rúben Neves, Herrera e Felipe, a designer de moda Katty Xiomara e outros “embaixadores” da cidade “davam a cara pelo Porto”, entre imagens dos monumentos e atracções turísticas mais icónicas da cidade Invicta.

Esta é terceira vez que o Porto está entre os finalistas. E é a terceira vez que traz o galardão, depois de ter vencido em 2012 e em 2014. Lisboa também já tinha conquistado o primeiro lugar, logo na primeira edição, em 2010. No ano passado, a cidade croata de Zadar foi a favorita do público, arrecadando o maior número de votos. O arquipélago dos Açores, único representante português em 2016, ficou em quinto lugar. 

Os European Best Destinations são organizados e promovidos anualmente pela European Consumers Choice, uma "organização sem fins lucrativos de consumidores e especialistas", com sede em Bruxelas. 

 

Top 15 – European Best Destinations 2017

1 –Porto , Portugal (138.116 votos)
2 – Milão, Itália (52.836 votos)
3 – Gdansk, Polónia (46.852 votos)
4 – Atenas, Grécia (38.627 votos)
5 – San Sebastian, Espanha (23.113 votos)
6 – Sozopol, Bulgária (20. 690 votos)
7 – Viena, Áustria (18.342 votos)
8 – Stari Grad, Croácia (13.834 votos)
9 – Basileia, Suíça (10.989 votos)
10 – Madrid, Espanha (9.624 votos)
11 – Roterdão, Holanda (8.981 votos)
12 – Roma, Itália (8.932 votos)
13 – Paris, França (8.113 votos)
14 – Bonifácio, França (8.087 votos)
15 – Wild Taiga, Finlândia (6.938 votos)

--%>