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Lara Jacinto / NFACTOS

Restaurant Week: há oito anos a democratizar a restauração

Por Bárbara Wong

Mais de 100 restaurantes em dez distritos para experimentar por 20 euros/pessoa. As reservas são feitas online a partir desta tarde.

A Restaurant Week está de volta com o conceito de, por 20 euros/pessoa, poder comer em restaurantes onde o preço médio é mais alto. 

A partir desta tarde é possível ir ao site The Fork ou à sua aplicação no smartphone e fazer a reserva num dos mais de 100 restaurantes que se juntaram a esta semana. Nesta edição há 20 novas entradas.

Existem dois períodos para fazer a sua reserva: se for cliente do banco Millennium poderá participar nesta semana que começa já na próxima quinta-feira e termina na quarta-feira, dia 1 de Março. Para estes clientes é obrigatório pagar com cartão do banco. Se não for, a partir de dia 2, e até 12 Março, é a altura em que poderá fazer esta experiência.

No ano passado cerca de 29 mil pessoas aderiram à Restaurant Week e a expectativa é que mais gente o faça este ano, adianta Sérgio Sequeira, responsável pela plataforma The Fork em Portugal, num almoço com a comunicação social, nesta segunda-feira. Desde 2012 que o The Fork, antes enquanto Tripadvisor, é responsável por todo o evento.

Sérgio Sequeira acredita que o sucesso desta iniciativa se deve a três razões: Primeira, pelo lado do cliente é a oportunidade de ter “acesso ao restaurante de luxo”. É a “democratização do acesso à restauração de luxo”, chama-lhe. Por 20 euros, o cliente come uma entrada, um prato e uma sobremesa que são definidos pelo restaurante, mas que, garante o responsável, “fazem parte da carta” do mesmo.

Segunda, para os restaurantes é uma “vantagem” participar nesta semana numa altura que é de “época baixa” e que esta iniciativa permite fazer uma “dinamização das receitas”; e a terceira razão do sucesso é o cariz de responsabilidade social. É que por cada refeição há um euro que vai para uma ou várias associações de solidariedade social. Há anos que a associação Acreditar tem lugar cativo nesta semana e este ano junta-se-lhe a Casa Mimar, para crianças até aos seis anos. Esta segunda-feira, a Acreditar, que apoia crianças com cancro, recebeu um cheque de 12.952 euros referentes às receitas da edição do ano passado. Os outros 12.952 euros foram para a associação Corações com Coroa.

O The Fork é uma plataforma de reservas que conta com mais de 40 mil restaurantes e mais de 14 milhões de utilizadores mensais em dez países europeus (Portugal, Espanha, França, Suíça, Itália, Holanda, Bélgica, Suécia, Dinamarca, Inglaterra), Turquia, Brasil e Austrália. Em Portugal, mais de 1700 restaurantes estão nesta plataforma e Sérgio Sequeira espera que até ao Verão este número chegue aos 2000. Fora da Restaurant Week estão pelo menos 320 restaurantes com descontos de 30 a 50%, conclui Sequeira.

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