Fugas - notícias

Paulo Pimenta

Terminal de Cruzeiros de Leixões aberto ao público aos domingos

Por Luísa Pinto

Visitas serão guiadas e terão um custo entre 3,5 e 5 euros. Crianças até aos 12 anos não pagam.

A partir do último domingo de Março, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões vai passar a estar aberto ao público todos os domingos de manhã. De acordo com a informação divulgada pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) o "Melhor edifício do ano 2017", passará a receber visitas entre as 9h30 às 13h, período no qual um guia dará a conhecer todo o edifício, em grupos organizados por ordem de chegada dos visitantes. Os grupos podem ter no máximo 50 participantes e contar ainda com um programa especial de visita guiada pelo arquitecto da obra – Luís Pedro Silva, em datas a designar.

Num comunicado enviado às redacções, o presidente do Conselho de Administração da APD, Brogueira Dias, afirma que a pretensão de abrir as portas do Terninal de Cruzeiros ao público era uma pretensão antiga. "No entanto, dado o Terminal se encontrar numa área portuária internacional e albergar o Parque de Ciência do CIIMAR, obriga-nos a um conjunto de restrições, não nos permitindo a abertura livre e diária, como gostaríamos e é reclamado pela população", escreve.

As visitas ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões serão ainda condicionadas nos dias que coincidam com escalas de navios ou com eventos que não permitam a realização das mesmas, algo que será previamente divulgado no site da APDL.

O programa de visita terá um valor de cinco euros por pessoa, sendo que as crianças até aos 12 anos terão entrada livre e os estudantes, os portadores de cartão jovem e os maiores de 65 anos beneficiam de um desconto de 30%, pelo que a entrada terá um custo de €3,5. Existirá também um pacote especial para famílias.

--%>