Fugas - notícias

Da esquerda para a direita, Rui Silvestre, Henrique Sá Pessoa, José Alvillez, Fernando Pinto, Vítor Sobral, Rui Paula e Miguel Laffan

Da esquerda para a direita, Rui Silvestre, Henrique Sá Pessoa, José Alvillez, Fernando Pinto, Vítor Sobral, Rui Paula e Miguel Laffan LUSA/MIGUEL A. LOPES

De um para seis: os novos chefs a bordo da TAP

Por Por Catarina Lamelas Moura

A partir de Setembro, os menus da TAP vão ser assinados pelos chefs José Avillez, Henrique Sá Pessoa, Miguel Laffan, Rui Paula, Rui Silvestre e, como sempre, Vítor Sobral.

Há quase 16 anos que Vítor Sobral trabalha com a TAP para criar os menus que a companhia serve em altitude. A partir de Setembro, vão embarcar cinco novos chefs, para o projecto “Taste the Stars”: José Avillez, Henrique Sá Pessoa, Miguel Laffan, Rui Paula e Rui Silvestre.

Feitas as contas, são seis estrelas Michelin – Sobral é o único que não tem e Avillez tem duas – ao serviço da companhia aérea portuguesa. A cada momento, durante o período de um ano, vai haver sempre a bordo um menu assinado por um dos seis chefs, na classe executiva – e, à partida, também na classe económica, no caso dos voos de longa distância. Por sua vez, os chefs vão poder convidar outros profissionais para criar pontualmente um prato, de forma a promover também novos talentos.

“Portugal é muitas vezes apresentado como o segredo mais bem guardado da Europa”, anunciou Fernando Pinto, director executivo da TAP, durante a apresentação à imprensa. “O nosso compromisso é fazermos tudo o que está ao nosso alcance para que Portugal deixe de ser um segredo”.

O director da TAP fez questão de sublinhar o potencial de exposição que a companhia pode dar à gastronomia portuguesa: todos os anos servem 14 milhões de refeições (e 1,2 milhões de garrafas de vinho) a 12 milhões de passageiros. A promoção de pequenos e médios produtores de vinhos é, aliás, outra das apostas da companhia.

“Hoje os cozinheiros têm uma boa relação e já perceberam que ganhamos todos em funcionar juntos”, conta Vítor Sobral à Fugas. Foi o chef da Tasca da Esquina, Peixaria da Esquina e Taberna da Esquina que coordenou a criação do grupo "Taste the Stars". “Quem vier a Lisboa e quem vier ao Alentejo não vem só especificamente a uma pessoa. [O projecto] surge no sentido de juntarmos mais cozinheiros e promovermos Portugal – juntos somos mais fortes."

O menu base continuará a ser feito pelo consultor gastronómico de longa data da companhia e, cada mês, um dos outros chefs irá assinar um prato, revela ainda.

De forma cerimoniosa, os chefs e a TAP assinaram um manifesto escrito por Francisco José Viegas. Prometeram desvendar os mais bem guardados segredos da gastronomia portuguesa, impulsionar jovens talentos da gastronomia, levar às nuvens as melhores iguarias das várias regiões do país, reinterpretar a matéria-prima de cada região e surpreender os viajantes, levando o melhor de Portugal ao mundo e trazendo o mundo a Portugal.

As regiões de Norte a Sul estão bem representadas neste grupo de cozinheiros – com Rui Paula no Douro; José Avillez, Henrique Sá Pessoa e Vítor Sobral em Lisboa; Miguel Laffan no Alentejo e Rui Silvestre no Algarve.

A TAP prevê ainda outras acções em terra para promover a gastronomia e os vinhos portugueses. Serão realizados eventos em São Paulo, Brasil; nos Estados Unidos e na Europa, com o mesmo grupo de chefs

--%>