Assim que entrar no restaurante Eleven, no cimo do Parque Eduardo VII, em Lisboa, senta-se – de preferência junto à janela – e só se levanta quando for hora de sair. O brunch que começou a ser servido no início de Março, sempre aos sábados, das 12h30 às 15h, chega à mesa sem precisar que faça nada, nem escolher! A escolha é do chef Joachin Koerper, que anualmente vai renovando a sua estrela Michelin.
Na verdade, o que chega à mesa pode até ser uma surpresa. No dia em que a Fugas visitou o restaurante, os pratos chegavam em silêncio e só pela cor ou pela forma é que adivinhávamos o que íamos comer. Por exemplo, dois pratinhos com compotas: uma mais escura é claramente de morango e a outra, cor-de-laranja, depreendemos que seja de abóbora. E terá nozes? Reconhecemos algumas das carnes frias, mas não sabemos se são nacionais ou o tempo de cura do presunto. E o queijo amanteigado será de onde? Parece alentejano. E os pães? Sabemos de antemão que terão sido feitos no restaurante, mas ninguém nos diz. Assim como os croissants – as fotografias do brunch mostram bolas de Berlim, caracóis e outra pastelaria que não provámos.
Há leite e café, mas pode pedir um chá. Há água e sumo de laranja natural. O muesli é servido ao mesmo tempo que o tártaro de fruta e o salmão marinado. Seguem-se os ovos mexidos com salsichas frescas e cebolinho que são servidos quentes, assim como umas minitostas mistas. E de seguida é servido um prato quente: vitela com favas prematuras. Se for vegetariano, pode avisar e ser-lhe-á servido outro prato.
A refeição que é um misto de pequeno-almoço e almoço termina com churros, pequeninos e que podem ser molhados em caramelo e flor de sal; que contrastam com o pão-de-ló doce, delicioso e que se desfaz na boca. A carta refere macarons, mas à mesa estavam pequenas madalenas.
O Eleven anunciou o seu brunch (29 euros) como o “primeiro com estrela Michelin de Lisboa”. Embora todos os alimentos sejam de primeira qualidade e a sua confecção irrepreensível, falta um serviço mais personalizado, assim como um crescendo que faça o cliente ver estrelas, apesar do céu azul e do Tejo ao fundo. Quem sabe não voltará para experimentar a carta que é, definitivamente, mais cara.
Há uma carta de Inverno com uma espécie de churrasco no Eleven
Restaurante Eleven
Rua Marquês da Fronteira, Lisboa
Tel.: 213 862 211