Fugas - notícias

Miguel Manso

Éclairs da Leitaria da Quinta do Paço sobem a Vila do Conde

Por Mara Gonçalves

Histórica pastelaria portuense chega a Vila do Conde no final de Junho. E traz mais novidades.

A Leitaria da Quinta do Paço não dá sinais de querer parar o processo de expansão. Nos últimos três anos, a quase centenária pastelaria abriu cinco lojas: uma no Porto e duas em Lisboa e em Matosinhos. Agora sobe a Vila do Conde, com novo espaço e nova aposta: o café.

Entremos primeiro na loja, com abertura marcada para 30 de Junho. Fica localizada na Praça da República e conta com uma “área de lounge, mesas, bancada com bancos altos e uma grande esplanada” com vista para o jardim sobranceiro ao rio Ave.

Além dos éclairs recheados de chantilly caseiro, que tornaram famosa a pastelaria portuense, a primeira loja da marca em Vila do Conde vai ter ainda serviço de padaria, tal como no espaço do mercado do Bom Sucesso, com produção própria e “várias fornadas a sair ao longo do dia”.

Na ementa, mantêm-se igualmente alguns produtos históricos, que a marca comercializa desde a década de 1950 na Baixa do Porto: queijo, manteiga e chantilly, vendidos a peso. E sabores mais recentes, como bolas de Berlim, batidos, crepes, compotas, refeições leves e sumos naturais.

Cada nova morada da Leitaria da Quinta do Paço tem acolhido um éclair exclusivo – e esta não será excepção. É inspirado no carioca, o bolo típico criado pelas monjas do Convento de Santa Clara, ali a dois passos. Tem recheio de chantilly e de bolo de noz e cobertura de chocolate de leite e glacé de café.

Verão chega com café e bolas de Berlim

A abertura da sétima loja assinala ainda o lançamento de um lote de café exclusivo da Leitaria da Quinta do Paço, desenvolvido pela Newcoffee, que chega a todos os espaços do grupo no dia 29 de Junho.

O café – “suave e cremoso, encorpado e aromático” – vem “complementar as receitas” do serviço de cafetaria da marca, que este ano foi “todo reorganizado”, indicam os responsáveis. O objectivo é que a maioria das bebidas disponíveis na carta seja composta por alguns dos ingredientes mais icónicos da casa: o leite do dia, o chantilly, o caramelo artesanal, a compota de maçã. E agora o café.

Com o regresso dos dias quentes, chega também a nova colecção de Verão de bolas de Berlim da Leitaria. Entre novos sabores, disponíveis em todas as lojas do grupo, estão mirtilo e chocolate rosa, caramelo, chocolate negro e amendoim, limão e chocolate branco, maçã e canela e frutos vermelhos e suspiros.

--%>