Fugas - notícias

  • DR
  • DR
  • DR

Buzzfeed lança app muito “tasty”

Por Fugas

A secção de gastronomia do Buzzfeed faz dois anos esta segunda-feira. Para celebrar o aniversário – e o estrondoso sucesso da plataforma – chegou aos dispositivos iOS a aplicação móvel da Tasty, com quase 1700 receitas. E o primeiro electrodoméstico do site de notícias.

Em dois anos, os vídeos de receitas da Tasty revolucionaram o sector na Internet e tornaram a secção de gastronomia na fonte de receitas em maior crescimento do Buzzfeed. Segundo a Tubular Labs, empresa de análise de vídeos no mercado digital, os clips curtos e de estética Instragram da Tasty foram vistos, só no mês de Junho, mais de mil milhões de vezes no Facebook e acima de 65 milhões de vezes no Youtube. Mensalmente, um em cada quatro utilizadores do Facebook contacta com conteúdos da plataforma, que tem na rede social mais de 162 milhões de seguidores.

Agora, as receitas culinárias da Tasty chegam aos smartphones, com o lançamento da aplicação móvel para dispositivos iOS (está prometida uma versão para Android, ainda sem data de lançamento anunciada). Antecipando o segundo aniversário, celebrado esta segunda-feira, a app está disponível na loja virtual da Apple desde 27 de Julho, com quase 1700 receitas, que podem ser seguidas através dos pequenos vídeos que tornaram a Tasty famosa ou de micro gifs passo-a-passo, lista de ingredientes e descrição escrita dos métodos de confecção. Os utilizadores podem ainda procurar receitas por ingrediente, ocasião ou estilo de cozinha, entre outros critérios de pesquisa, e guardar os pratos preferidos.

Além de versão mobile e interactiva de uma plataforma de sucesso, a nova app surge igualmente como ignição à entrada do Buzzfeed num novo mercado: electrodomésticos e aparelhos “inteligentes”. E revela mais um passo decisivo do gigante online numa nova lógica de negócio: mais do que uma empresa de conteúdos digitais, o Buzzfeed parece querer partir destes para entrar noutros universos – virtuais e reais – onde gravitam os seus utilizadores. Como descreve o New York Times, “está a tentar tornar-se numa espécie de Disney da era digital, uma marca de lifestyle abrangente que cria conteúdos, experiências e produtos para uma audiência presa aos telemóveis”.

A Tasty One Top é uma placa de aquecimento eléctrica e “inteligente” lançada no dia em que a aplicação móvel chegou aos dispositivos da Apple e que funciona através dela, conectando via Bluetooth. O aparelho é capaz de monitorizar a temperatura de panelas, frigideiras e uma miríade de outros utensílios de cozinha, assim como do interior dos próprios ingredientes, permitindo que os utilizadores controlem os tempos de cozedura previstos em cada receita com precisão. Entre as funcionalidades, inclui ainda possibilidade de enviar notificações quando for hora de virar o bife ou desligar o fogão, por exemplo.

Criada pela equipa dos Buzzfeed Product Labs, em parceria com a GE Appliances First Build, a placa “inteligente” custa 149 dólares (cerca de 127€) e já se encontra disponível para pré-encomendas. Os primeiros aparelhos deverão ser entregues no final do ano.

--%>