Fica no coração de Lisboa e é um dos locais comandados pelo chefe Olivier. O Guilty, casa ampla e moderna, surgida a dois passos da Avenida da Liberdade em 2011 e que tem por mote algo como "comida casual com um twist", lançou agora as novidades para o Verão, válidas a partir de 1 de Junho, incluindo um superchamariz: "o maior hambúrguer do país".
Uma "novidade imponente", baptizada de Super Guilty e dita "só para super-heróis", que contém "500 gramas de hambúrguer de vaca, feito com picanha de Black Angus". Com um "twist": "quem conseguir comer tudo, não paga", disse o chefe à Fugas. "Eu quero mesmo que venha cá alguém tentar comê-lo", assegura.
Outras dimensões ajudam a visualizar o gigante: mede uns 14cm de altura, tem 18cm de diâmetro e o prato no seu conjunto pesa um 1,5Kg ("ou mais", diz-nos Olivier). Entre outros predicados e vegetais vários, o prato acolhe ainda queijo Gruyère ou batatas fritas caseiras. O "super-hambúrguer" é assumidamente estreado com "marketing" à altura.
O chefe diz que a ideia surgiu porque "queria fazer algo diferente, algo que não houvesse cá". Passa também, portanto, muito pelo "marketing"? "Claro", admite. "Se não fosse pelo Super Guilty, vocês também não estavam aqui a fazer tantas perguntas, pois não?". Touché, damo-nos por culpados.
É que - como já se pode ver pelos media e redes sociais -, "o maior hambúrguer do país" está a tornar-se viral. O Desafio Super Guilty ajuda ainda mais à festa. E, na verdade, é bastante simples, pelo menos de resumir. Olivier garante que "quem provar que consegue comer, sozinho, tudo o que estiver no prato em menos de 1h30 (e não vale andar a oferecer batatas fritas), não paga este super-hambúrguer e ainda é homenageado com a música do Super-Homem".
E quantas calorias terá este super-hambúrguer? "Não faço ideia", admite o chefe, reconhecendo não ter chegado a tais contas e sublinhando que nem receia críticas de defensores da comida saudável. "Não obrigo ninguém a comer. Também temos saladas e pastas para quem preferir". Que é uma bomba calórica, disso "não há dúvidas" mas, riposta o chefe, "afinal, é um pecado".
Desafios à parte, o Super Guilty, que custa 50 euros, pode perfeitamente ser partilhado "por três ou quatro pessoas".
Quem nem se vai arriscar, pelo menos por agora, a tentar comer todo o hambúrguer é mesmo o chefe. A razão é de peso: "Estou de dieta", confessa.
Super Guilty, a receita
500g de hambúrguer de vaca, feito com picanha de Black Angus
Alface
Tomate
Cebola roxa
Cornichons
Aros de cebola frita
Cebola confitada com cogumelos
Queijo gruyère
Pão
Acompanhado com batatas fritas caseiras
Guilty 2012
O super-hambúrguer integra as novidades do Guilty para o Verão 2012, que incluem uma nova esplanada, aberta para almoços, jantares ou um copo e petisco ao fim do dia.
Na carta, encontram-se agora também uma pizza fria, outra que "sabe e parece uma festa de anos" e um hambúrguer de inspiração lusa. Este último, o Hambúrguer Português leva compota de chouriço e queijo de Serpa.
Já a pizza fria é com salmão e cream cheese com ervas frescas. A pizza mais festiva é de sobremesa, chama-se pizza Banana Split e pretende ser "uma mistura que faz lembrar uma festa de anos" - o que inclui mini smarties, chantilly e gelados de baunilha com chocolate branco e doce de leite.
O Guilty vive num espaço amplo, com um ambiente entre o industrial e o loft, sublinhado a madeiras e traves de ferro, candeeiros de luzes baixas ou estofos de pele de vaca. A parede lateral é toda forrada com placas de madeira de caixas de vinho de todas as regiões do país. Ao fundo, a cozinha aberta, de onde se destacam dois grandes fornos de onde saem as pizzas, uma das especialidades da casa.
As noites são animadas e dançantes, podendo contar-se com sessões DJ quase diariamente (excepto de domingo a 3.ª)
___
Guilty | Rua Barata Salgueiro, 28, 1200-112 Lisboa | Telefone: 211 913 590
Site | Facebook