No A380, sem voar
O cenário é todo adaptado do Airbus A380. Fica em Chongqing, China, e abriu na Primavera de 2012. Baptizado como Special Class tem, em 600m2, seis salas privadas que parecem prontas a levantar voo.
Couves & Preservativos
Chama-se Cabbages & Condoms e fica em Banguecoque. Parece paródia mas é muito a sério: o restaurante pertence à organização não-governamental tailandesa Associação para o Desenvolvimento da Comunidade e População e, enquanto serve copos e comidas, dedica-se a promover e chamar a atenção para a educação sexual e o sexo saudável. O facto de o empregado usar um preservativo gigante na cabeça exemplifica o que aqui se entende por chamar a atenção para o tema. Reuters
Jantar no céu
Dinner in the Sky é o nome do projecto e continua a viajar por todo o mundo, tendo até já passado por Portugal. É um restaurante absolutamente aéreo: a mesa é elevada a uns 50m de altura e serve umas duas dezenas de pessoas. Aqui, a refeição era especial, servida a 22 chefs belgas sobre Bruxelas.
Restaurante-wc I
É um fenómeno e os restaurantes de temática casa-de-banho multiplicam-se. Aqui, clientes jogam às cartas num restaurante de cenário wc em Shenzhen, província de Guangdong, China.
Restaurante-wc II
Xangai tem uma nova atracção gastronómica, um restaurante em que o cenário é uma casa de banho e a forma e apresentação da comida seguem o mesmo mote. Os mais sensíveis devem abster-se de, sentados numa sanita, saborearem o gelado de chocolate em forma de cocó... É mais uma sucursal da rede (de muito êxito) Modern Toilet.
Comida robótica
Um empregado-robô serve os clientes do Hajime, restaurante japonês em Banguecoque, Tailândia. A especialidade é o serviço, assegurado por robôs (quatro, no caso).
Restaurante "vermelho"
Os empregados vestem-se com uniformes da Guarda Vermelha, a casa exibe retratos de Mao Zedong. Não há que enganar, é o Clássico Vermelho. Fica em Pequim e baseia-se todo ele na Revolução Cultural chinesa (1966-1976) liderada por Mao. Banda sonora: canções e danças revolucionárias.
Escola primária, mesmo
O café Edelstein, em Tóquio, é uma escola com um "twist". Os empregados vestem-se de estudante ou professora de colégio. Mas a "professora" não larga os seus livros de banda desenhada homoerótica e o estudante não sai à rua sem gloss... Só se estuda uma matéria: como servir as clientes de forma satisfatória. É tudo baseado em universos de fantasia e erotismo manga... É um exemplo da abertura contínua de sítios no Japão todos baseados em fantasias e inspirados na BD.
Restaurante de gelo
Já conhecíamos os bares de gelo mas em Harbin, China, eis um restaurante todo feito de gelo. Fica na província de Heilongjiang e é parte do mega festival de esculturas de gelo e neve, tinha lugar para cem comensais. Temperatura ambiente: -4ºC.
A nu
Em Nova Iorque, propõem-se jantares anunciados como de "roupa facultativa". Se há espaços nudistas porque não uma noite gastronómica a nu em plena Grande Maçã?. O evento foi planeado como mensal, os clientes deixam toda a farpela à entrada. Duas regras essenciais: manda a lei que os empregados se mantenham vestidos e a clientela deverá trazer algo para proteger o traseiro (recomenda-se uma toalha).
Lixo pop-up
Há casos por todo o mundo e o designer Tony Hornecker tem passeado os seus restaurantes pop-up, erigidos subitamente a partir de materiais e madeiras apanhados pelas ruas. São um exito viral. Na fotogaleria, temos um exemplo visto em Berlim deste The Pale Blue Door. Mas ainda no Verão fez mais uma aparição, desta feita regressando a Londres.
O café dos gatos de Viena
O gato Luca é um dos cinco anfitriões deste café dos gatos, em Viena, Áustria. O café Neko (japonês para gato) demorou três anos a ser negociados com as autoridades austríacas (questões de segurança alimentar e saúde, sobretudo) mas abriu na Primavera de 2012 para alegria dos amantes de felinos. Fazem companhia aos clientes, pavoneiam-se e aceitam festas de quase toda a gente, escolhendo criteriosamente os colos que mais gostam. A clientela considera o sítio muito relaxante.
E o café dos gatos de Tóquio
Em Tóquio, não faltam cafés dos gatos. Na fotogaleria, passeamos pelo Calico. Já os bichanos passeiam-se por entre a clientela para recolher festas.
Restaurante do Cão
Fica em Pequim, chama-se Coolbaby. É um restaurante de cães. Mas, aqui, esqueça a ideia de que os cães em questão são matéria-prima... Pelo contrário, são as estrelas. Os donos podem levar os seus cães para o restaurante e, para os animais de estimação, há piscina, percurso de obstáculos ou recreio cheio de brincadeiras. Para os bichinhos, há ainda menus especiais.
Eles são as empregadas
No café Hibaritei de Tóquio, todos os empregados se vestem de meninas. Não é apenas um caso de travestismo, é todo um mundo de fantasia. O Hibaritei tem outra particularidade: vai mudando de morada e cenários quase sempre dentro do bairro de Akihabara, na capital japonesa.
Aurum e as moléculas
Começa pelas cadeiras de rodas e acaba nos pratos: o Aurum, em Singapura, serve uma cozinha considerada única, baseada na gastronomia molecular, utilizando experiências e técnicas científicas para criar sabores e pratos que se dizem únicos.
Big Brother e o futuro
Num restaurante da Universidade de Wageningen, Holanda, tudo parece tudo normal mas.. é um "restaurante do futuro". Ali, tudo o que se passa é filmado e estudado. É o verdadeiro restaurante Big Brother - não será coincidência que o programa televisivo do mesmo nome tenha sido desenvolvido pela companhia holandesa Endemol... Todas as escolhas, reacções e opiniões dos clientes são registadas para análise. Fazem-se testes de novos produtos, embalagens e designs.
Restaurante-Bolsa
Parece tudo "business as usual" mas repare-se na barra informativa onde correm preços: neste bar, o The Exchange, os preços variam segundo o mercado e dependem da procura. O "ticker" informa os preços das "acções" (leia-se pratos e bebidas) sempre a flutuarem.
Ataque cardíaco
Bem-vindos ao "Heart Attack Grill". Especialidade: hambúrgueres que "prometem" causar os mais diversos problemas à sua saúde. A escolha é sua. Chovem críticas, não faltam clientes. Aqui, o proprietário, Jon, mostra um quadrúplo cheeseburger que se vende sob o mote "bypass". Pelo menos dois clientes já tiveram, de facto, ataques cardíacos no local. Um contador conta, precisamente, os milhões de calorias já servidas...
Um café com Perón
Em Lisboa pode beber-se um café com Fernando Pessoa, pelo mundo não faltam sítios onde podemos partilhar um copo com Elvis e Marilyns.. Em Buenos Aires, há um Café con Perón, onde se pode sentar à mesa con o antigo Presidente argentino Juan Perón. O espírito de Evita também anda por ali. Café, copos e política é o prato do dia.
Às escuras
Tornou-se uma moda mundial: jantares às escuras para apagar a visão e apurar os restantes sentidos. Uma experiência gastronómica que também vai acontecendo por Lisboa (o restaurante Bem Me Quer realiza jantares às escuras). Na fotogaleria, espiamos o Opaque, jantar em completa escuridão em West Hollywood, EUA.
À mão armada
O "Buns and Guns" (algo como Pães e Armas) já encerrou mas ainda mexe com as memórias. Que melhor temática que a militar para um restaurante numa Beirute habituada à guerra? Terraço protegido por sacas de areia, empregados e chef vestidos com fardas, imagens de armas por todo o lado... O slogan era "uma sanduíche pode matar-te"...
Comida de hospital
No D.S., em Taipé, Taiwan, prepare-se para uma refeição servida por enfermeiras, ambientada num hospital e onde tudo é servido em material hospitalar, entre seringas, sacos de soro ou mesas de cirurgia.