Fugas - restaurantes e bares

  •  Pascal Meynard
    Pascal Meynard
  • Um dos pratos que Meynard vai servir no âmbito do Goût de rance
    Um dos pratos que Meynard vai servir no âmbito do Goût de rance
  • Vincent Farges
    Vincent Farges

Continuação: página 2 de 2

Um jantar à grande e à francesa

A festa dos sabores ?de França

Dia 19 será a data da refeição francesa a uma escala global, mas desde o início do mês que há outros acontecimentos ligados aos “sabores de França”. Até dia 18 pode ser vista no Instituto Francês, em Lisboa, uma exposição fotográfica em torno do tema A Refeição Gastronómica Francesa e outra sobre as Artes da Mesa à Francesa. 

Também até dia 18, a La Pétillante, loja lisboeta de produtos franceses, vai fazer degustações de vinhos e outras especialidades de várias regiões de França. E a Nouvelle Librairie Française terá um espaço dedicado à edição francesa especializada em gastronomia.

Ainda no Instituto Francês há cinema (entrada livre): no dia 18 passa o filme Como um Chef, de Daniel Cohen. E para dia 16 está prevista uma Grande Noite dos Sabores de França com uma conferência/degustação sobre pão, vinho e queijos franceses (entre as 19h e 22h, aconselha-se marcação prévia), que terá como moderador Julien Letartre (da cadeia de padarias Eric Kayser) e, entre os oradores, Mouette Barboff, especialista em cultura do pão em França e na Europa, e profunda conhecedora do pão português. Dia 17 há outra conferência, esta sobre a Arte de Bem Comer. 

A festa francesa inclui ainda um concurso gastronómico nas Escolas de Hotelaria e Turismo de Lisboa e Porto e uma conferência sobre queijos na Escola de Lisboa. Os 17 restaurantes portugueses que participam na iniciativa Gôut de France comprometem-se a entregar 5% das receitas desse jantar à Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil. 

--%>