Fugas - restaurantes e bares

  • Vincent Farges regressa a Portugal
    Vincent Farges regressa a Portugal Enric Vives-Rubio
  • O Leopold, com Tiago Feio e Ana Cachaço, vai reabrir
    O Leopold, com Tiago Feio e Ana Cachaço, vai reabrir Daniel Rocha
  • Tanka Sapkota traz novidades de Itália
    Tanka Sapkota traz novidades de Itália João Silva
  • Também Jamie Oliver vai aposta em Portugal
    Também Jamie Oliver vai aposta em Portugal Miguel Manso
  • Sá Pessoa lança novo projecto, desta vez de petiscos
    Sá Pessoa lança novo projecto, desta vez de petiscos Rui Gaudêncio
  • Marlene prepara-se para a abrir com o marido, João Sá, um fine-dining
    Marlene prepara-se para a abrir com o marido, João Sá, um fine-dining Miguel Manso
  • Vai haver novidades na parte de cima do Bairro do Avillez
    Vai haver novidades na parte de cima do Bairro do Avillez Rui Gaudêncio
  • Tiago Bonito muda-se para o Terraço do Tivoli
    Tiago Bonito muda-se para o Terraço do Tivoli dr
  • O Pavilhão Carlos Lopes vai receber este ano o Peixe em Lisboa
    O Pavilhão Carlos Lopes vai receber este ano o Peixe em Lisboa Lionel Balteiro

15 novidades (e uma esperança) para a gastronomia em Portugal em 2017

Por Alexandra Prado Coelho

Há projectos novos a abrir, chefs a apostar em Portugal, outros a mudar de restaurante, festivais com novidades. Só nos primeiros seis meses de 2017 há já 15 boas notícias gastronómicas. Será que as estrelas nos reservam mais?

O novo ano começa cheio de boas notícias para a gastronomia. Há restaurantes a abrir, jantares especiais, festivais e estrelas no horizonte. E, para já, estamos só a falar do primeiro semestre. 2017 promete ser (mais) um ano interessante. 

- Em Portugal, o ano de novidades gastronómicas deverá arrancar logo a meio de Janeiro, mais exactamente no dia 16, pelas 20h, com a cerimónia, em Lisboa, do anúncio dos prémios do blogue Mesa Marcada, de Duarte Calvão e Miguel Pires, para os 10 restaurantes e chefs preferidos de 2016. Os prémios existem desde 2009 mas têm vindo a ganhar cada vez maior projecção – este ano votaram mais de 150 pessoas em todo o país, entre chefs de cozinha, proprietários de restaurantes, jornalistas, bloggers, críticos e gastrónomos. Sobre os resultados, os organizadores revelam apenas uma coisa: vai haver novidades.

- Na segunda quinzena de Janeiro, o Bastardo, na baixa lisboeta, vai mudar de chef. Sai Luís Rodrigues e entra David Jesus (não, não estamos a falar do sub-chef de José Avillez), que passou pela Herdade da Malhadinha, Penha Longa, Eleven e Sublime Comporta, tendo também trabalhado com Nuno Mendes em Londres. O que se sabe é que a cozinha continuará a ser portuguesa mas com uns toques mais orientais.

- Depois de vários adiamentos devido às obras no Palácio Belmonte, em Janeiro vai finalmente (re)abrir o Leopold, o pequeno restaurante com o qual Tiago Feio e Ana Cachaço deram muito que falar na Mouraria e que agora se instala num dos mais bonitos palácios de Lisboa, junto ao Castelo de São Jorge.

- Ainda no mês de Janeiro, mais para o final, abrirá no Príncipe Real, em Lisboa, o novo espaço do grupo Multifood, que tem vários conceitos de restauração, desde a cadeia de hambúrgueres Honorato ao Alma de Henrique Sá Pessoa (que este ano voltará a ser anfitrião dos jantares com chefs convidados Gravidade Zero). E será precisamente Sá Pessoa que vai coordenar este novo projecto, o Tapisco (tapas e petiscos, claro).

- O Príncipe Real continua em grande neste início do ano porque é precisamente aí, na Rua da Escola Politécnica (no espaço do antigo Origami), que Diogo Noronha, que em 2016 deixou o grupo Mainside (Casa de Pasto e Rio Maravilha), vai abrir no início do ano o seu novo restaurante, também ligado ao grupo Multifood.

- Pela mesma altura (final de Janeiro) haverá novidades em Lisboa para os entusiastas da comida italiana, com o novo projecto do chef Tanka Sapkota, do Come Prima e da pizzaria Forno d’Oro. Ainda não podemos revelar o que será, mas Tanka promete boas notícias vindas de Itália.

- No primeiro trimestre do ano haverá também boas notícias para os fãs do chef Vincent Farges, que saiu da Fortaleza do Guincho no Verão de 2015 para um projecto fora de Portugal. Vincent está de volta e já a trabalhar para abrir o seu novo restaurante, que deverá ser no Chiado.

- E ao Bairro do Avillez chegará um novo projecto, que se instalará na parte de cima, ainda por ocupar. Mas, para já, ainda é segredo.

- A cadeia de hotéis Tivoli foi comprada pelo grupo tailandês Minor, que vai introduzir alterações no hotel da Avenida da Liberdade. O Terraço vai reabrir tendo à frente o chef Tiago Bonito, que saiu da Pousada de Lisboa.

- O projecto Pão a Pão, que pretende ajudar os refugiados sírios (e de outros países do Médio Oriente) em Portugal a começar a trabalhar (e que deu muito que falar com os jantares sírios que organizou durante o mês de Dezembro no Mercado de Santa Clara, em Lisboa), planeia abrir um restaurante de cozinha do Médio Oriente, o Mezze, logo nos primeiros meses do ano.

- Outra(s) data(s) a marcar na agenda: de 30 de Março e 9 de Abril é o regresso do Peixe em Lisboa, este ano com novidades. O festival, que passa a ser da responsabilidade do consórcio Dot Global e Lufthansa LGSP, terá também um novo cenário, o recém-reabilitado Pavilhão Carlos Lopes, no Parque Eduardo VII. Ainda não foram anunciados os chefs convidados, mas o director-geral da Dot Global revelou que haverá este ano áreas dedicadas às crianças porque um dos objectivos é “criar experiências gastronómicas para toda a família”.

- E, possivelmente em Abril (data ainda sujeita a confirmação) vamos ter o novo restaurante fine-dining de Marlene Vieira e João Sá. Será no Largo Camões, em Lisboa, e já tem nome: Verso. Até lá, Marlene anda ocupada com o seu novo catering, baseado no Taguspark, e que terá também um pequeno espaço aberto ao público.

- Pouco tempo depois, no início de Maio (as datas definitivas ainda não foram confirmadas), será o regresso do Sangue na Guelra, que, nesta sua 5.ª edição, traz de volta o simpósio com debates em torno do tema da gastronomia e, como novidade, um festival de rua. A programação vai ter momentos diferentes ao longo do mês, com vários formatos.

- Maio é também a data prevista para a abertura de um restaurante de Jamie Oliver em Lisboa, mais exactamente... no Príncipe Real, pois claro. 

- No Douro, mais precisamente no Pinhão, a Quinta de La Rosa prepara também a abertura do seu restaurante de fine-dining, ainda sem data anunciada. 

- Por fim, ainda não é propriamente uma notícia, mas há sinais animadores de que 2017 possa mesmo ser o ano em que Portugal vai receber a cerimónia de anúncio das estrelas Michelin para a Península Ibérica. “Estamos a trabalhar nisso”, disse a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. Será que em 2017 as estrelas vão brilhar mais intensamente por aqui?

--%>