Fugas - restaurantes e bares

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

Restaurante JNcQUOI já abriu em Lisboa. E traz macarons da Ladurée

Por Fugas

É restaurante, bar, mercearia, recanto de perdições parisienses, de livros de arte e de moda de homem. Os três pisos da JNcQOUI acabam de abrir portas na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Os pratos do chef António Bóia, os macarons da Ladurée, a editora Assouline e as marcas de luxo da Fashion Clinic entram no edifício do Teatro Tivoli, em Lisboa. Podia ser o início de uma anedota, mas é o resultado do mais recente projecto do grupo Amorim Luxury, que integra ainda uma mercearia gourmet. O JNcQUOI – nome inspirado na expressão francesa "je ne sais quoi" foi inaugurado esta quinta-feira. E há muito para descobrir nos três pisos do novo espaço, considerado uma das inaugurações do ano na capital.

À entrada do número 182 da Avenida da Liberdade encontra-se o primeiro balcão da Ladurée em Portugal, repleta dos famosos macarons da histórica pastelaria parisiense. "Os pasteleiros chegaram ontem [quinta-feira] de Paris", conta Maria Pimentel, responsável de marketing do grupo Amorim Luxury. Quando ultimarem preparativos e receitas, a vitrine ficará completa com outras gulodices da Ladurée, como tarte de limão merengada, tarte tatin com cremoso de baunilha e geleia de damasco, mil folhas de praliné ou cheesecake com geleia de groselha e mirtilos. Em princípio, "no início da próxima semana", antecipa a responsável.

Já para Junho está prevista a abertura do salão de chá da marca francesa – o primeiro em Portugal, que contará com toda a oferta que habitualmente se encontra nas pastelarias internacionais da Ladurée. Vai ficar localizado numa área adjacente à loja de senhora da Fashion Clinic, no Tivoli Forum, neste momento em obras de renovação. O projecto é assinado pelo mesmo arquitecto que desenhou o JNcQUOI, o catalão Lázaro Rosa-Violán, e isso vai dar-lhe "uma nuance interessante", afirma Maria Pimentel. "Mantém-se fiel ao lado delicado e refinado da Ladurée", mas a decoração clássica das outras lojas vai ser substituída por um estilo "mais moderno e mais luminoso". "Mais Fashion Clinic", define.

Mas regressemos ao JNcQUOI. No piso térreo fica ainda o Delibar, com um ondulado balcão ao centro, com capacidade para 42 pessoas, onde se servem refeições mais ligeiras, como ceviche de garoupa, carpaccio de bacalhau fumado ou ovas de salmão com blinis e crème fraiche. Em redor, desenha-se a mercearia e garrafeira, com queijos, charcutaria, azeites, vinagres balsâmicos, um recanto dedicado a produtos feitos com trufa e dezenas de referências de vinho, entre outros produtos de marcas nacionais e internacionais. Numa sala climatizada, parte da garrafeira, estão "edições especiais e raras" de vinho, onde serão realizadas "provas especiais".

O restaurante está localizado no primeiro piso, com uma réplica de um dinossauro velociraptor à escala real como principal elemento decorativo, entre frescos antigos nas paredes e tons neutros no mobiliário. A cozinha é liderada pelo chef António Bóia, que traz ao JNcQUOI uma carta composta por reinterpretações de pratos clássicos, portugueses e internacionais. Entre as opções, plumas de porco ibérico, chuletón de Leon, frango do campo recheado ou bacalhau meia cura.

Já no piso inferior fica a nova loja da Fashion Clinic, dedicada a roupa e acessórios masculinos de várias marcas de luxo internacionais, até agora localizada no número 192 da Avenida da Liberdade. Para Junho, está marcada a abertura da secção de mulher da marca portuguesa, propriedade do grupo Amorim Luxury. O projecto integra ainda um expositor da editora Assouline, repleto de livros de arte, arquitectura, design, fotografia, moda e viagens.

Esta é a primeira vez que o grupo liderado por Paula Amorim se aventura no ramo da restauração. Nos planos, está também a entrada na área da hotelaria, com novidades prometidas “para breve”. O objectivo é "explorar o conceito de lifestyle em todas as suas vertentes" e com projectos que se prolongem "de manhã à noite", indica Maria Pimentel. Um restaurante com loja de roupa, um hotel com restaurante, bar e loja, ou qualquer outra combinação da tríade que pretendem explorar: moda, hotelaria e restauração. Um conceito com "elasticidade" e pontecial para crescer, acreditam. A ideia, avança, é "escalar a outras cidades do país ou no estrangeiro".

Notícia actualizada a 21 de Abril, após entrevista com a responsável de marketing do grupo Amorim Luxury

--%>