- 83
- /
- 197
-
Cais da Estação
O trajecto da antiga linha de caminho-de-ferro continua a guiar-nos até à velha estação ferroviária de Sines, mas o caminho faz-se agora a pé, pelo passadiço delimitado por carris que serpenteia a verdejante Alameda da Paz. Desde meados dos anos 1990 que os comboios não chegam à malha urbana da cidade, com o encerramento do ramal que desembocava em Sines desde 1936. Um passado que ainda vive no esqueleto dos edifícios restaurados e nos pormenores ferroviários deixados ao longo do novo parque, mas a zona foi requalificada e modernizada, tudo ganhou novas funções. As linhas por onde corriam os comboios deram lugar ao jardim; a antiga estação, projectada por Ernesto Korrodi, alberga agora a Escola das Artes do Alentejo Litoral; e o velho armazém de mercadorias, designado “Cais Coberto” e depois “Cais da Estação”, é desde 2009 um restaurante, que manteve o nome e a estrutura arquitectónica industrial das antigas funções.
-
O turismo à margem dos carris
Estações de comboios, apeadeiros, casas de serviço, armazéns... De norte a sul, dão-se novas vidas a infra-estruturas ferroviárias. Vamos pelos carris de Portugal entre hostels, restaurantes, museus ou ecovias.
-
By the Wine - José Maria da Fonseca
Lisboa recebe o seu primeiro bar-loja de uma marca de vinhos portuguesa. A By The Wine – José Maria da Fonseca tem, claro, muito vinho, mas também petiscos e histórias de uma das mais antigas famílias a produzir vinho no país.
-
Mário Luso
No restaurante Mário Luso, o tempo apurou e refinou qualidades. Em Gaia, uma cozinha tradicional, sólida, segura e consistente, assente em criteriosa e cuidada escolha dos melhores produtos.
-
Endovélico
Quem não estiver familiarizado com as divindades que se veneravam por cá antes de Portugal ser Portugal, antes mesmo dos romanos, pode achar o termo esquisito. Ainda mais, para dar nome a um restaurante. Endovélico. O que é isso? E, afinal, o que se come aqui?
-
A Padaria Portuguesa acelera abertura de lojas e quer mais 300 trabalhadores
Mais sete a dez lojas este ano, mais 300 trabalhadores em dois anos. Campanha de recrutamento foi lançada esta sexta-feira e A Padaria Portuguesa quer chegar às 40 casas até finais de 2016.
-
Há cada vez mais Garfos em Lisboa
Concurso gastronómico Lisboa à Prova distingue número recorde de restaurantes. O júri da nova edição premiou 115, mais 14 que no ano anterior. Sete têm o galardão máximo, os "3 Garfos".
-
Chefs portugueses participam em evento de gastronomia francesa
Os cozinheiros com duas estrelas Michelin José Avillez e Dieter Koschina são dois dos participantes, em Portugal, numa iniciativa do Governo francês que pretende enaltecer a cozinha gaulesa e que juntará mais de 1300 chefs em todo o mundo.
-
Corações de manteiga… e de açúcar, e de chocolate...
Bolos, chocolates, doces – o Dia dos Namorados é mesmo para isso, portanto o melhor é avançar sem culpas. Dez sugestões de prendas com açúcar (ou até sem ele) e de alguns espaços novos (e outros clássicos) que vale a pena conhecer.
-
O pão global de Eric Kayser
O mestre pasteleiro francês criou um império de “padarias artesanais” que não pára de crescer em todo o mundo. Em Portugal, instala-se agora nas lojas Fnac e em 2016 chega ao Porto.
- 83
- /
- 197