Fugas - Viagens

Paulo Ricca

Continuação: página 3 de 3

Viana, como nunca a ouviu

Paramos, ao acaso, no Café Beira-Rio, em Estorãos (Ponte de Lima), a 23 quilómetros de Viana do Castelo. É um café sem qualquer traço arquitectónico distintivo, mas com um alpendre sempre cheio de gente da região, junto a um campo de girassóis e a poucas dezenas de metros de uma ponte de pedra, sob a qual o rio com o mesmo nome da localidade corre límpido e recebe as braçadas animadas de alguns banhistas. À hora do almoço, o café pouco mais tem para oferecer do que bifanas, pregos, tostas mistas ou cachorros. Os "petiscos", explica Vítor, o dono, começam às 15h00 e prolongam-se até às 20h00, com destaque para os caracóis. Mas também há moelas, asinhas de frango ou pica-pau.

Ainda em Ponte de Lima, a Rota das Tascas pode levá-lo à Tasca do Gasparinho, ao Pica-pau, à Taberna da Vaca das Cordas ou à Tasca dos Telhadinhos. As restantes sugestões são nos Arcos de Valdevez - a Regional e a Tasca do Delfim -, e em Santa Marta de Portuzelo, já às portas de Viana, onde é possível petiscar na TascaNecas. Filipe e Raquel garantem que todas merecem uma visita.

Como funciona

O guia digital de Viana de Castelo resulta de uma parceria entre a empresa RN2S e o grupo Axis Hotéis & Golfe. Raquel Costa Madureira, sócia fundadora da RN2S, diz ter por objectivo "a massificação da tecnologia" e garante que a Rota de Viana do Castelo e a Rota das Tascas do Alto Minho são apenas as primeiras de um conjunto de guias áudio que pretendem desenvolver. A seguir, diz, há-de vir o Minho, Porto e Douro, Aveiro e Ílhavo. Depois, logo se vê.

As rotas de Viana e das tascas podem ser adquiridas por 49,90 euros, e não vêm sozinhas. Dentro de uma caixa de madeira, gravada com a frase "Produto de Portugal", está o software com as rotas, um mapa em papel, um pequeno livro com fotografias e a reprodução dos textos descritivos e dois vouchers - um, no valor exacto da compra da caixa, para ser descontado em duas noites de estadia no hotel Axis de Viana e outro que permite a utilização gratuita, durante uma hora, da bicicleta turística da cidade, a Bianinha. As caixas podem ser encontradas no Hotel Axis de Viana, no Welcome Centre da cidade ou no site http://www.escutar.eu/, onde também é possível adquirir apenas a rota urbana de Viana pelo preço de 24,90 euros.

A grande vantagem deste equipamento é que o software adquirido pode ser (re)utilizado em Smartphones, PDA, navegador GPS, e telemóveis com sistema GPS, MP3 ou MP4. O inconveniente (que também os há) é que se permanecer durante muito tempo dentro de uma das áreas identificadas no percurso, pode activar o sistema de voz repetidamente e arrisca-se a ouvir a descrição, uma e outra vez, do lugar em que se encontra. Nesses casos, o melhor é desligar. 

--%>