Fugas - Viagens

Michal Ruzicka

Continuação: página 3 de 4

Praga - Kafka e despedidas de solteiro

Paramos no Klub Duplex (uma discoteca famosa, como ficarei a saber mais tarde; foi lá que o Mick Jagger fez a sua festa dos 60 anos). Fica a meio da avenida, mesmo ao lado de um do vários cabarés da cidade.

A entrada para o Klub Duplex faz-se no rés-do-chão de um prédio banal e um elevador despeja-nos à beira de uma pista de dança, no meio de um cubo de vidro, no último andar, com uma vista magnífica.

Site do Klub Duplex www.duplex.cz

"Kafkamania"

Boa parte da vida de Kafka foi passada no perímetro da Cidade Velha e do Bairro Judeu. As referências ao escritor estão em toda a parte. E se algumas estão assinaladas com uma placa ou uma estátua, outras nem tanto.

Num terceiro andar de um prédio da elegante Avenida Paris, que desemboca na Cidade Velha, Kafka escreveu "A Metamorfose". Hoje, a Avenida Paris é morada da Gucci, da Hermés, da Christian Dior e da Cartier. Percorrem-na charretes puxadas a cavalos e carros antigos alugados por turistas. Mas há quem vá de propósito procurar o local onde ficava o prédio onde Kafka escreveu a história de Gregor Samsa - o caixeiro viajante que um dia acordou transformado em insecto. E há quem o faça porque não falta quem já tenha traçado roteiros temáticos pela cidade, uma espécie de "siga as passadas do escritor".

A associação a Kafka surge a propósito de tudo. O Gran Café Slavia (hoje com a decoração que lhe foi atribuída nos anos 30, completamente Art Déco) é um dos cafés míticos da cidade, que existe desde 1881, mesmo ao lado do Teatro Nacional, e é eterno ponto de encontro de artistas e intelectuais. Mas qualquer roteiro turístico acrescentará que era também o café de Kafka. A Velha-Nova sinagoga de Praga, em estilo gótico, de meados do século XIII, é a mais antiga sinagoga activa do mundo, mas, como informa o seu "site", "era também a sinagoga onde Kafka ia enquanto viveu em Praga".

O castelo de Praga é o maior do mundo e está cheio de monumentos marcantes, como a catedral de São Vito, Venceslau e Vojtek. Mas o Turismo checo não deixa de lembrar que no n.º 22 do Beco de Ouro, uma pequena rua no castelo onde viviam os serventes da corte e os ourives, "teve o seu escritório o escritor Franz Kafka".

O escritor está, pois, em todo o lado - e também nas lojas de recordações, em t-shirts, canecas, sacos de papel... Para quem quer saber mais, o Museu Kafka fica na zona de Malá Strana.

Museu Kafka em www.kafkamuseum.cz

Como ir

A companhia aérea de baixo custo SkyEurope tem voos directos de Lisboa para Praga, às terças-feiras e sábados, e de Praga para Lisboa, às segundas e sextas-feiras. Preços a partir de 118 euros, conforme a disponibilidade. Do Porto, não há voos "low cost". A TAP voa para Praga com preços a rondar os 340 euros.

Onde dormir

Hotel Barceló Praha
É um hotel de quatro estrelas numa zona residencial tranquila, mas fora do centro da cidade. Contudo, o metro fica perto. Tem cerca de 200 quartos confortáveis e boas vistas (nos andares mais altos), com televisão, ar-condicionado, mini-bar, telefone. O acesso à Internet WiFi é gratuito no restaurante e no bar. O pequeno-almoço é variado. Aceita reservas pela Internet (http://www.barcelo.cz/). Para o primeiro fim-de-semana de Novembro, por exemplo, um quarto duplo, com pequeno almoço, fica por cerca de 75 euros por noite.

--%>