Fugas - Viagens

Continuação: página 3 de 3

Roadside America: Jóias à beira da estrada

A paixão de Margolies terá certamente contribuído para a mobilização que se tem verificado nos Estados Unidos no sentido de preservar os seus tesouros à beira da estrada, inclusive requalificandoos como destinos turísticos. Há mesmo um RoadsideAmerica.com, guia online para atracções estranhas e prodigiosas, do qual muito obviamente a Tashchen tomou o nome de empréstimo para a presente edição. O guia inclui mapas, sugestões de hotéis e dicas para excursões pela América bizarra e artigos sobre temas tão insólitos como cemitérios de cães, mulheres transparentes e bovinos gigantes.

RoadsideAmerica.com não partilha, no entanto, da visão e do sentido quase missionário subjacentes ao trabalho de Margolies, já comparado a Heródoto, o célebre historiador que na Antiguidade se dedicou a lançar luz sobre civilizações desaparecidas. Não é menos certo, por outro lado, que as imagens do fotógrafo nova-iorquino funcionam para além do documental, seduzindo na mesma medida em que invocam uma América utópica e desaparecida a América que já não existe mas com que sonha meio mundo. Nesse aspecto, John Margolies não ficará muito a dever a artistas como Edward Hopper ou Norman Rockwell.

John Margolies
Roadside America: Architectural Relics From A Vanishing Past
Capa dura, 31 x 25,7cm, texto em inglês, francês e alemão
Edição Taschen, 256 pgs, 29,99€.
Inclui cerca de 400 fotografias de John Margolies e vem acompanhado de um texto de Phil Patton, que escreve regularmente sobre carros no New York Times e na ID.

--%>