Aviso ao consumidor e declaração de interesses: o vinho que se segue vai ser, de certeza, o melhor do mundo, ou não tivesse sido pisado também pelos meus pés. Chega às lojas no próximo ano, mas a versão Reserva só estará disponível em 2012. Contudo, com esta pisa em lagar de pedra feita com tanto preceito, a procura será tanta que as garrafas certamente nem terão tempo de aquecer as prateleiras de nenhuma superfície comercial. Se no jogo há a chamada sorte de principiante, porque não aplicar o mesmo conceito a uma estreia nas vindimas?
O Vila Galé Clube de Campo encarregou-se de nos fazer mergulhar na tradição da vinha e no vinho e o resultado foi uma bela dor de pernas que, contudo, não tardou a passar. É que este verdadeiro resort rural, a 25 quilómetros de Beja, dá também o antídoto para toda a família: entre actividades ao ar livre, piscinas e spa, é impossível não recuperar da agitação da vida urbana. Leve as crianças consigo, mas prepare-se para uma eventual birra na hora de ir embora.
O caminho até ao Clube de Campo não é demorado, mas a paisagem amarelecida e os animais que preguiçam junto a fardos de palha e que pintalgam o cenário aqui e ali dão logo a sensação de férias e de tranquilidade. De distância em relação à cidade, mas não de demasiado isolamento. A herdade de 1620 hectares é de perder de vista. Uma imensidão que, no entanto, não retira ao espaço o ar familiar e a sensação de que se está em casa.
Os 78 quartos e as três suites juniores, decorados em tons de amarelo e azul, estão em sintonia com os espaços comuns do clube. Parecem mini casinhas com a típica risca amarela e com uma pequena varanda que convida a um livro e a uma bebida com vista para as vinhas o vinho é naturalmente a melhor combinação, seja nas versões branco, tinto, rosé ou licoroso. Se não gosta do "sumo de uva" na sua versão final, pode sempre ir buscar a matéria prima directamente às vinhas e surpreender-se com o intenso e doce sabor dos pequenos e concentrados bagos, muito distintos das uvas de mesa.
São cerca de 127 hectares de vinha que se dividem em 11 castas tintas e seis brancas, e 150 hectares de olival que dão origem aos dois néctares comercializados pela Casa de Santa Vitória, a quinta que pertence ao grupo e que envolve este Clube de Campo da Vila Galé. É uma excelente oportunidade para mostrar às crianças que nada disto nasce nas prateleiras dos supermercados e para as deixar fazer amigos entre os animais. Cães, burros, cavalos, veados, carneiros, lamas e até uma avestruz fazem as delícias dos mais pequenos.
Um burro vaidoso
O preferido da maioria para não arriscar dizer de todos é o Colombo. Este burro cinzento vaidoso sabe sorrir e fazer pose para as fotografias e deixa que os mais pequenos lhe dêem banho. Até tem página no Facebook. Os animais, todos os dias às 11h00, aguardam que os seus amigos de palmo e meio lhes dêem comida e os cavalos estão sempre disponíveis para darem às crianças a oportunidade de verem o mundo lá de cima. O passeio pode, ainda, ser feito numa charrete. Se os seus filhos não alinharem nas vindimas, deixe-os nas mãos do clube Nep. Há desde trabalhos manuais, pintura de barro, minigolfe, ténis, volteios de burro, passeios a cavalo, caças ao tesouro... Mais tarde, pode juntar-se a eles. A maioria das actividades é gratuita e as que são pagas começam nos 3,5 euros. Há ainda passeios mais radicais como jipe, moto4, bicicletas e canoagem, onde os preços já podem ir aos 60 euros.