Fugas - Viagens

Enric Vives-Rubio

Continuação: página 3 de 3

Um dia com os gigantes de pedra imunes ao tempo

Voltámos à vila a tempo de uma última paragem na torre templária plantada no cimo da "porta direita", no rio Tejo. Nisa fica do outro lado, num território povoado por javalis e veados. Olhámos para as escarpas, para o curso do rio. Ouvimos um comboio passar, enclausurado nas vertentes. De repente, no céu, uma sombra plana - a cegonha-preta. Saiu do ninho, das rochas, mas continuou a ser paisagem, com tempo, sem esforço. Ao contrário de nós.

Como ir

Castelo Branco é o epicentro do Geopark. A melhor forma de chegar de carro para quem vem do Porto é entrar na A1, sair para a A25 e entrar na A23. Quem vem de Lisboa deve apanhar a A1 e depois continuar pela A23. Quem vem de Évora deve apanhar a IP2 para depois convergir também na A23.

Onde ficar

Hotel Rural da Poupa
6060-454 Rosmaninhal
Tel.: 277 470000
herdade.poupa@gmail.com
Virado para o Parque Natural do Tejo Internacional, no concelho de Idanha-a-Nova. Quarto de casal a 100 euros de domingo a quinta e a 110, sexta e sábado, com o pequenoalmoço incluído.

Hotel Tryp Colina do Castelo
Rua da Piscina
6000-453 Castelo Branco
Tel.: 272 349280
Quarto de casal a 70 euros.

Casa do Forno
Rua de S. João
6060-501 Salvaterra do Extremo
Tel.: 277 455021; 965620092
No concelho de Idanha-a-Nova.
Quarto de casal entre 45 e 55 euros.

O que fazer

Durante as três semanas em que se comemoram os Geoparks, entre 22 de Maio e 13 de Junho, existem uma série de actividades como seminários, conferências e workshops. No terreno, durante estas três semanas, pode-se fazer geocaching nos geomonumentos do parque. A 6 de Junho existe um passeio de bicicleta aos geossítios do Orvalho, em Oleiros. Dia 12 de Junho vai haver um especial Rota dos Fósseis - Sonhos, Vivências e Mistérios, em Penha Garcia, que junta a realidade geológica com os mitos locais. As rotas tradicionais são outra opção: os trilhos da mina de ouro romana do Conhal do Arneiro, perto do monumento natural de Portas do Ródão. A rota dos fósseis em Penha Garcia ou a rota dos barrocais em Monsanto. Quem for mais adepto de exposições pode deslocar-se a Castelo Branco para ver o DinoExpo, que tem vários esqueletos de dinossáurios em tamanho real.Para ver toda a programação das três semanas, conhecer melhor as actividades, marcar visitas acompanhadas ou comprar pacotes de actividades pode aceder ao site www.naturtejo.com ou telefonar para o 707200065.

--%>