Fugas - Viagens

Adriano Miranda

Continuação: página 5 de 5

Omã - Deserto, incenso e luxo

Dicas

Informações

Omã é um país muçulmano e religioso. O Ministério do Turismo aconselha a que se respeitem alguns preceitos, como ter os ombros e os joelhos cobertos. Os omanitas em geral não exigem, sugerem, e normalmente com um sorriso. De qualquer modo, há muitos turistas, especialmente em Mascate, de calções ou alças. Mas a roupa mais confortável para este tipo de calor é a de algodão ou linho, larga, e que cobre braços e pernas.

Praia

Alguns guias dizem para as mulheres se cobrirem se forem a praias públicas, que não as dos hotéis. No turismo dizem-nos que não, e que é perfeitamente aceitável usar biquíni na praia. Mas o que poderá acontecer é ser a única de biquíni ou a única mulher na praia, que pode ainda a certas horas ter bastantes homens a jogar futebol. Aqui, as raras omanitas que se vêem a tomar banho no mar estão completamente vestidas.

Mesquitas

Não é permitido a não muçulmanos entrar nas mesquitas de Omã, com uma grande excepção a mesquita do Sultão Qaboos, em Mascate. Imponente, inaugurada em 2001 e uma das maiores mesquitas do mundo, com os seus cinco minaretes simbolizando os cinco pilares do islão, vale sobretudo pelo seu interior, que pode ser visitado por turistas (tirando alguns dias especiais e à sexta-feira). Ao entrar na mesquita, atravessa-se o pátio e deixam-se os sapatos. A enorme sala de oração (pode acolher 6700 fiéis) é uma obra de arte, com a carpete persa artesanal que levou cinco anos de trabalho de 600 iranianas para fazerem os 1,7 milhões de nós (pesa 27 toneladas), o candeeiro de 5,8 toneladas de cristais Swarovski e 1200 lâmpadas, e onde se cruzam vários estilos islâmicos e o tradicional omanita. Há depois uma outra sala de oração exclusiva para as mulheres. As cores, as formas dos candeeiros, falam mais para as mulheres, explica um dos guias. Entre a carpete tradicional e a madeira trabalhada, um pormenor de tecnologia: dois ecrãs LCD nas paredes para que elas possam ver celebrações em dias especiais.

Quando ir

A melhor altura para visitar Omã é entre Novembro e Março, quando as temperaturas médias rondam os 25ºC. No resto do ano, as temperaturas muito elevadas.

Como ir

A TAP e a Qatar Airways voam para Mascate, via Londres e Doha, por 616 euros, já com taxas incluídas (preço de ida e volta).

A Fugas viajou a convite do Ministério de Informação de Omã.

--%>