Fugas - Viagens

Sala de convívio na Pousada da Juventude de Guimarães

Sala de convívio na Pousada da Juventude de Guimarães Manuel Roberto

Continuação: página 2 de 4

Este país não é só para jovens

Além das salas de refeições, quase todas as pousadas dispõem de salas de estar com jogos, onde os vários hóspedes podem ver televisão, jogar ou conversar.

Guimarães
Silêncio e um violino

Comecemos pela localização. A Pousada da Juventude de Guimarães fica numa pitoresca ruela, a dois minutos a pé do Largo do Toural, onde podemos ver uma das imagens de marca de Guimarães, a torre da antiga muralha com a inscrição: "Aqui nasceu Portugal." Estamos no centro da cidade, mas suficientemente afastados da azáfama do trânsito. A contrastar com o silêncio só mesmo o som do violino de uma jovem com quem, por sorte, nos cruzámos durante uns dias. Os Encontros Internacionais de Música de Guimarães decorriam na cidade e os seus ensaios foram um dos prazeres que nos proporcionaram.

A pousada está instalada num lindíssimo edifício centenário, restaurado e equipado para que nada nos falte. Há 62 camas divididas, entre outros, por 12 quartos duplos com casa de banho e cinco quartos múltiplos, cada um com seis camas. As pessoas com mobilidade condicionada têm dois quartos duplos especialmente preparados, ambos com casa de banho privativa. Há ainda um apartamento com "kitchenette" e quatro camas.

À oferta diversificada corresponde uma tabela de preços também variada. Os preços oscilam entre os 11 euros por noite, numa camarata de seis, em época baixa, e os 66 euros, no apartamento, em época alta. O duplo com casa de banho custa 34 euros em época alta e 32 em época baixa. As dormidas incluem todas pequeno-almoço. A refeição não é farta, mas é quanto baste. Leite, café, flocos ou chá, acompanhados com pão, uma fatia de fiambre, uma fatia de queijo, uma compota e uma manteiga. Há ainda um iogurte para quem quiser. O serviço é "self-service" e a sala de refeições moderna e simples. Por aqui não há grandes luxos, mas oferece-se uma boa relação qualidade/preço.

É ao pequeno-almoço que conseguimos ver melhor o perfil dos hóspedes. E aqui notamos vários grupos de jovens portugueses e alguns casais mais velhos de estrangeiros. Nas traseiras da pousada há um espaço de Internet, com dezenas de computadores, aberto até tarde. Agora vamos sair. Afinal, viemos a Guimarães para visitar a cidade, cujo centro histórico é Património da Humanidade desde 2001. Quanto a isso não vamos adiantar muito, vai ter mesmo que cá vir.

Pousada de Juventude Guimarães
Complexo Multifuncional de Couros, Largo do Cidade, 8 4810-430
Guimarães, Portugal
Tel.: 351 253 421 380
Faz: 351 253 421 381
guimaraes@movijovem.pt
GPS 41º26'23,25''N | 8º17'35,70''W

Fão
Clarinhas e outras delícias

A Pousada da Juventude da Foz do Cávado fica em Fão, uma freguesia de Esposende que se tornou famosa pelas suas clarinhas: uns pastéis com recheio de chila batido com gemas de ovos, a que chamaram clarinhas de Fão. Ainda hoje são várias as confeitarias e cafés ali bem perto que vendem estes e outros doces de igual craveira, como os folhadinhos e as cavacas. Esta pousada tem, por isso, os seus perigos, ainda por cima estando perto da praia.

--%>