Quando a boca não resiste e a linha fica estragada, o sol parece tornar-se menos atractivo. Parece. Porque mesmo para isso há solução. É que existem muitas zonas isoladas nos 18 quilómetros de costa do Parque Natural do Litoral Norte, uma área protegida entre a foz do rio Neiva e a Apúlia. Mas quem não gosta de se aventurar num mar muitas vezes feroz não tem motivos para protestar. O parque inclui praias fluviais, múltiplos pinhais e carvalhais, para além de inúmeras ribeiras. Os principais cursos de água são o rio Neiva e o rio Cávado, este com um estuário de enormes dimensões. É aqui que muitos aproveitam para treinar os desportos náuticos.
Num dia ventoso, o que não é difícil por estas bandas, vale a pena ir à marginal de Esposende ver a dança dos "kitesurf" (um desporto com uma prancha e uma espécie de pára-quedas, chamado papagaio, que os desportistas agarram ao corpo para surfar com a força do vento). A pousada oferece ainda outras alternativas, com um grande campo desportivo relvado e uma piscina.
Para a estadia, há que escolher entre um dos dez quartos duplos com casa de banho privativa, um dos quais adaptado para receber hóspedes com mobilidade condicionada, e as 16 camaratas com quatro camas cada. Aconselhamos que fique longe da sala de convívio, onde estão os jogos, porque a insonorização do edifício deixa bastante a desejar. Há ainda um quarto familiar para quatro pessoas.
Em época alta, uma noite num quarto múltiplo custa 14 euros, enquanto o quarto duplo fica por 38 euros. Sessenta e seis euros por noite é o preço do familiar. Em época baixa, os montantes diminuem, respectivamente, para 11, 28 e 50 euros. A pousada possui uma cozinha de alberguista, ou seja, uma cozinha completa que pode ser utilizada pelos hóspedes para fazer refeições caseiras.
Pousada de Juventude Foz do Cávado
Alameda Bom Jesus Fão 4740-322
Esposende, Portugal
Tel.: 253982045
www.movijovem.pt
GPS 41º30'40,50''N | 8º46'2,79''W
As originalidades
De um navio-hospital até uma antiga escola primária
Dormir numa antiga escola primária, num navio-hospital ou num remodelado forte do século XVIII são experiências ao alcance de qualquer um nas Pousadas da Juventude. O navio Gil Eannes, que está ancorado na antiga doca do porto de mar de Viana do Castelo, oferece camarotes individuais, duplos e múltiplos. Durante muitos anos, esta pousada foi um navio-hospital dos pescadores de bacalhau. Lá dentro, pode-se conhecer um pouco da história daqueles homens nos mares da Gronelândia. Em Vila Nova de Cerveira, uma antiga escola primária construída em 1919 foi transformada em unidade hoteleira. Mais antigo é o forte do século XVIII que hoje alberga a Pousada de Juventude de Catalazete Oeiras, uma boa opção para quem quer conhecer Lisboa e a Costa do Estoril. A unidade do Pico, nos Açores, resulta da adaptação do Convento de São Pedro de Alcântara, um edifício do século XVII. Estas são apenas algumas das mais originais pousadas do país. Em alternativa, pode optar por uma visita original a uma das pousadas. É isso que pretende o "Kero 1a pousada só para mim", que propõe o aluguer de todo o edifício. A noite custa entre os 306 (Mina-Fundão) e os 1300 euros (São Pedro do Sul).