Fugas - Viagens

Daniel Rocha

Tomar, entre segredos de templários e flores em esplendor

A cidade dos Templários guarda muitos segredos e um clima de mistério pelos seus recantos. Mas, de quatro em quatro anos, revela-se numa explosão de cores e odores: a Festa dos Tabuleiros vem aí e toma as ruas da cidade com centenas de tabuleiros e milhões de flores. Voltámos a Tomar num percurso iniciático de redescoberta e acompanhámos a preparação da grande festa, que se realiza de 2 a 11 de Julho.


Os segredos dos templários que Tomar desvenda

por António Marujo
Uma santa atirada ao rio. Uma janela património mundial que fala de uma epopeia. Uma adega que poderia ter sido um lugar de iniciação. A mais antiga sinagoga de Sefarad. Uma mata dos sete montes. Mistérios templários escondidos nas pedras. Um magnífico tríptico fechado à chave. Ir do Paraíso ao inferno num único café. Uma albufeira mágica e um barco no cais. Com a Festa dos Tabuleiros no horizonte, fomos em busca dos segredos de Tomar e da sua região.

Tomar, onde as flores nascem nas mãos
por António Marujo
A Festa dos Tabuleiros é preparada quase em segredo por centenas de pessoas que, durante meses, recortam milhares e milhares de flores e ornamentos em papel - para as ruas do centro histórico de Tomar e para os 700 tabuleiros que este ano desfilarão. A festa toma Tomar de 2 a 11 de Julho. Fomos espreitar os preparativos.

Festa dos Tabuleiros em Tomar começa no sábado e quer ser Património Imaterial
De quatro em quatro anos, a cidade de Tomar enfeita-se a rigor para a Festa dos Tabuleiros, que tem origem no culto ao Espírito Santo e é uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas do país. 2011 é ano de Tabuleiros, de 2 a 11 de Julho. E é uma edição especial: a autarquia de Tomar pretende candidatar a festa a Património Imaterial da Humanidade.

--%>