Com Lisboa a assumir-se como mais do que um porto de passagem - existe já oferta de cruzeiros Lisboa-Lisboa (os da MSC regressam em Setembro), o que naturalmente os torna mais económicos para os passageiros -, e com este segmento turístico a revelar um grande crescimento de ano para ano, começa também em Portugal a ultrapassar-se a ideia do cruzeiro como romantismo de décadas passadas, vivido por turistas veteranos.
No MSC Poesia, depois do jantar no óptimo Kaito Sushi Bar (boa variante num cruzeiro onde a gastronomia italiana é a norma), depois de passear mais uma vez pelos corredores e lounges, regressamos à cabine. Vigo já ficou para trás, tal como a turbulência da passagem pelo golfo da Biscaia. Sentados na cadeira, somos pingados pelo mar, pelas ondas bem maiores e imponentes que na calmaria luso-atlântica do dia anterior. As ondas continuam a bater no casco enquanto a lua ilumina o oceano e a cidade-cruzeiro avança sem terra à vista mas ela está por perto e pressentimo-la quando, de tempos a tempos, uma gaivota esvoaça ao sabor do vento. Naquele preciso momento, a horas de atracar em Southampton, aquela pequena varanda com uma mesa e duas cadeiras, silenciosa de animadores e do corrupio geral, é melhor que tudo o resto que o cruzeiro tem para oferecer.
Preços e itinerários
Neste momento, o MSC Poesia está a fazer circuitos no Norte da Europa. Partidas a 23 de Julho, 6 e 20 de Agosto, com partida e chegada a Kiel, na Alemanha, e escalas em Copenhaga (Dinamarca), Olden, Bergen, Kristiansand e Oslo (Noruega). Outro itinerário possível: saída de Kiel, mas escalas em Copenhaga, Estocolmo (Suécia), Tallin (Estónia) e São Petersburgo (Rússia). Preços em camarotes duplos: a partir de 1670€ para a primeira pessoa e 835€ para a segunda.
A Fugas viajou a convite da MSC