Cabanes als Arbres
Quem não sonhou, quando era criança, ter uma casa nas árvores? Se não teve, pode agora experimentar neste alojamento em Girona. Cada casa tem 30 metros quadrados, mas sem electricidade (há velas e lanternas) ou água corrente (a casa de banho é de compostagem). O terraço é o sítio ideal para apreciar a paisagem, marcada pelos Pirenéus, e para tomar o pequeno-almoço, que chega todos os dias numa cesta que se puxa por uma corda. Lá em baixo, as casas tradicionais de pedra têm uma zona de serviços com duches, espaços para crianças, sala com lareira e piscina.
Girona, Espanha
www.cabanesalsarbres.com/es/fotos_y_videos
Os preços por noite para duas pessoas variam entre os 57 e os 117 euros.
Teniqua Treetops
Casas nas árvores com banheiras no terraço, ideais para descansar. Neste campo sul-africano, a natureza é a principal atracção, em especial a flora, o rio Karatara e as praias. A cidade mais próxima é pequena e fica a 23 quilómetros, mas o mercado de artesanato merece uma visita, dizem os donos do Teniqua Treetops.
Província do Cabo Ocidental, África do Sul
www.teniquatreetops.co.za/
O preço por casa varia entre 100 e 150 euros por noite.
4 Rivers Floating Lodge
Um glamping flutuante na fronteira entre o Camboja e a Tailândia, com 12 tendas, um restaurante, um bar e uma biblioteca. Por cenário o rio Tatai e a floresta tropical. Uma proposta de férias no Camboja que não envolve ruínas arqueológicas nem autocarros atulhados de turistas. A meio caminho entre Banguecoque e Phnom Penh.
Camboja
www.ecolodges.asia/en/overview.html
O preço por tenda é de 85 euros (noite).
The Dome Garden
As tendas parecem saídas de um filme do 007 do final dos anos 60 (uma espécie de futurismo-retro). A natureza não está tão presente como no Camboja ou nas Galápagos, mas o Dome Garden também vive dela - sobretudo da canoagem, dos hikes e dos trilhos para percorrer em bicicletas de montanha. Para os menos activos há castelos, grutas e lojas de chá para visitar.
Inglaterra
http://domegarden.co.uk//
Programas de três noites entre os 500 e os 660 euros por tenda.
Paperbark Camp
As preocupações ecológicas são evidentes neste campo australiano que oferece alojamento em dez tendas safari, quatro delas de luxo. Embora Paperback Camp seja muito procurado por empresas e até por jovens que procuram um cenário paradisíaco para celebrar o seu casamento, os proprietários dizem que é ideal para fazer férias românticas ou em família. E sugerem pequenos-almoços demorados nos alpendres de madeira, passeios na praia ou de bicicleta pelo bosque e jantares à luz de velas. Também há canoas e trilhos marcados para os que quiserem caminhar mais.
Jervis Bay, Austrália
www.paperbarkcamp.com.au
A estadia mínima é de duas noites. Os preços por noite começam nos 230 euros.