Fugas - Viagens

  • Chalet da Condessa d’Edla: o antes e o depois
    Chalet da Condessa d’Edla: o antes e o depois Rita Baleia
  • Nada mais romântico que chegar de charrete ao chalet
    Nada mais romântico que chegar de charrete ao chalet Rita Baleia
  • As paredes exteriores procuram imitar tábuas de madeira e a cortiça virgem é omnipresente na fachada como elemento decorativo
    As paredes exteriores procuram imitar tábuas de madeira e a cortiça virgem é omnipresente na fachada como elemento decorativo Rita Baleia
  • A sala de jantar era forrada por madeira trabalhada, com cortiça aplicada. Restos do revestimento original estão agora em exposição.
    A sala de jantar era forrada por madeira trabalhada, com cortiça aplicada. Restos do revestimento original estão agora em exposição. Rita Baleia
  • A cozinha comunica com a sala de jantar através de um estreito passa-pratos
    A cozinha comunica com a sala de jantar através de um estreito passa-pratos Rita Baleia
  • A entrada no chalet é feita pela sala de serviço central
    A entrada no chalet é feita pela sala de serviço central Rita Baleia
  • A exposição sobre a recuperação do chalet reparte-se por diversas divisões, incluindo fotografias do antes e pós incêndio ou alguns salvados.
    A exposição sobre a recuperação do chalet reparte-se por diversas divisões, incluindo fotografias do antes e pós incêndio ou alguns salvados. Rita Baleia
  • A Sala das Heras é a primeira divisão a ser restaurada (em obras até ao final do ano)
    A Sala das Heras é a primeira divisão a ser restaurada (em obras até ao final do ano) Rita Baleia
  • A caixa de escadas foi totalmente reconstruída, faltando-lhe ainda parte da pintura mural que faz dela a “jóia do interior”
    A caixa de escadas foi totalmente reconstruída, faltando-lhe ainda parte da pintura mural que faz dela a “jóia do interior” Rita Baleia
  • O primeiro andar é complementado por uma varanda que o envolve totalmente, permitindo vistas para diferentes zonas do parque
    O primeiro andar é complementado por uma varanda que o envolve totalmente, permitindo vistas para diferentes zonas do parque Rita Baleia
  • Os cavalos da raça Ardennais são um ex-libris da Quinta da Pena
    Os cavalos da raça Ardennais são um ex-libris da Quinta da Pena Rita Baleia
  • Rita Baleia
  • A arquitectura do chalet – de influências desconhecidas - é composta pelo rés-do-chão rectangular e um primeiro andar em forma de cruz
    A arquitectura do chalet – de influências desconhecidas - é composta pelo rés-do-chão rectangular e um primeiro andar em forma de cruz Rita Baleia
  • Junto ao edifício encontra-se um conjunto de rochedos, sendo possível caminhar entre eles para descobrir novas vistas para o parque
    Junto ao edifício encontra-se um conjunto de rochedos, sendo possível caminhar entre eles para descobrir novas vistas para o parque Rita Baleia
  • Rita Baleia

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O Chalet da Condessa é o novo cenário romântico de Sintra

Para aqueles que não se queiram aventurar pela estrutura instável, existe um pedaço exposto no vestíbulo nobre, logo ao lado, onde se concentra a maior parte da exposição sobre o projecto de restauro. Inclui fotografias de 1994 - altura em que foi feito um levantamento arquitectónico e fotográfico do chalet, enquadrado num Plano de Recuperação e Valorização que não chegou a avançar - e imagens e salvados do edifício (re)encontrado em 2007 - ano em que teve inicio o processo de reconstrução que permitiu em Maio a abertura ao público.

O vestíbulo nobre - com a sala das heras de um lado, a casa de jantar de outro e a caixa de escadas em frente - tinha uma pintura pormenorizada, colorida e geometrizada, a avaliar pelas pequenas fotografias que documentam o projecto. Sobram um pequeno canto e a pintura geral de duas paredes, testemunhos do incêndio que quase destruiu por completo o edifício em 1999, pois não só as paredes novas estão brancas, à espera que lhes chegue o processo de restauro, como a pintura que sobrou tem agora uma tonalidade avermelhada, quando originalmente era amarela.

Mas a zona das escadas, também devastada pelo fogo e agora reconstruída, é talvez a mais interessante - a "jóia do interior", segundo o arquitecto - porque é o "elemento mais elaborado", totalmente revestida por uma pintura mural atribuída a Domingos Freire, onde se destacam os dois homens sentados de costas voltadas, a tocar um instrumento semelhante a uma corneta.

O piso superior tem apenas quatro divisões: o quarto principal, uma sala de apoio e os quartos de vestir da condessa e do rei - as duas áreas mais pequenas, mas com a decoração mais pormenorizada. No primeiro, o rendilhado branco que sobe as paredes azuis claras deu-lhe o nome de Quarto das Rendas e o do rei, mesmo em frente, mostra agora uma pintura em trompe-l"oeil a imitar um acolchoado, anteriormente tapado por um revestimento trabalhado em madeira e cortiça, semelhante ao da sala de jantar.

Contudo, o chalet não foi feito para habitar, mas erigido como casa de veraneio, num misto de edifício de apoio àquela zona do parque e espaço de refúgio e dedicação a uma segunda fase da vida do rei. Por isso, e porque as divisões estão vazias e a maioria das paredes despidas, ainda por restaurar, conhecer o interior pode desiludir os mais desprevenidos (principalmente se antecedido pela visita ao sumptuoso e recheado Palácio da Pena, localizado na outra ponta do parque e a cerca de meia hora de distância a pé, por subidas e descidas de calçada).

E, embora a visita não deva ser encarada na óptica do turista ávido por ver muitas coisas, sente-se ali falta, não necessariamente de objectos, mas da história do casal que idealizou a pequena vivenda e o jardim envolvente, repleto de recantos e plantas dos quatro cantos do mundo, que explorámos em seguida.

Um jardim de sensações

O chalet foi erguido na Tapada da Vigia, localizada num dos extremos do Parque da Pena e posicionado de forma estratégica. Por um lado, afastado do palácio, mas mantendo com este uma relação visual, assim como com o mar. (Das duas vezes que lá estivemos, nem palácio nem mar, apenas nevoeiro; mas garantiram-nos que em dias de céu limpo eles se vislumbram dali, embora dificultado pelo crescimento das árvores.) Por outro, enquadrado junto a um conjunto de grandes pedras de aspecto dramático e próximo de um vale, até ao qual se estende o jardim.

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