O livro resume alguns dados essenciais de astronomia, segue para o formato de guia de como fotografar astros e a paisagem nocturna, incluindo técnicas e temáticas, e culmina num ponto geográfico especial, do qual Claro é fotógrafo: a Reserva Dark Sky do Alqueva, no Alentejo, que foi a primeira reserva oficial do mundo para o turismo das estrelas. "Um céu de sonho mesmo aqui à mão" e que pode servir de refúgio a quem quiser escapar às urbes onde a "poluição luminosa" é constante.
"Muita da luz das cidades não está bem direccionada e é um desperdício", sublinha Claro. A reserva Dark Sky "faz também essa sensibilização, para moderar e aperfeiçoar o uso de iluminação artificial", refere, dando como exemplo o caso de Monsaraz, onde "já foi feito um grande e concreto trabalho nesse sentido". Já para não falar do turismo específico que a Dark Sky pode atrair à região. "Existe muita gente no mundo a astrofotografar e que se desloca aonde for preciso para esta fotografia específica". "O sítio tem imenso potencial e a hotelaria já está sensibilizada, por exemplo preparando-se com telescópios, oferecendo workshops de fotografia nocturna ou até servindo o pequeno-almoço até mais tarde, que os astroturistas nunca se deitam cedo...", resume.
Um "astrofotógrafo amador" entre os melhores do mundo
Apesar da dedicação à astrofotografia, esta é, na verdade, uma espécie de "hobby" para Claro, já que, profissionalmente, é editor de fotografia e som do site da Fnac. "Se bem que hoje em dia é 50/50...", admite. Além disso, começou recentemente a dar formação na Fotonature, especializada em fotografia de paisagem natural e que organiza viagens fotográficas.
A entrega de Claro à sua arte tem também dado outros frutos. Fotografias suas, captadas em Portugal, foram seleccionadas para as mais conceituadas revistas dedicadas ao tema ("Sky & Telescope", "Astronomy Now" e "Astronomy Magazine", "BBC Sky at Night", "Ciel et Espace", etc.), já foi destacado pela NASA ou National Geographic e já está quase habituado a ver os seus trabalhos entre os melhores do ano a nível mundial. Recentemente, uma obra sua - "Raining Stars", captada na Fonte da Telha - valeu-lhe uma nomeação para "Astronomy Photographer of the Year 2012" pelo britânico Royal Observatory of Greenwich. A imagem integra o livro que documenta os seleccionados, lançado há dias em Inglaterra.
__
Miguel Claro: Site oficial | Facebook