Fugas - Viagens

Deste miradouro, vamos voar os olhos por Londres

Por Carla B. Ribeiro

O mais alto arranha-céus da Europa Ocidental abre ao público, a 1 de Fevereiro, um miradouro único sobre Londres a 244 metros de altura.

The View, A Vista. Só pelo nome se vê que este não é um miradouro qualquer. Fica no Shard, o mais alto edifício da Europa Ocidental (310m), que desde a sua inauguração estival domina o skyline de Londres.

A partir de 1 de Fevereiro, o público poderá aceder a The View, a quase 250m de altura e com uma panorâmica absoluta da capital britânica a partir dos pisos 68, 69 e 72. O preço da nova atracção também tem o seu quê de elevação: o bilhete de acesso custa 30 euros (para adultos, menos 6€ para crianças).

Espera-se que mais de um milhão de pessoas passem anualmente por este miradouro, descrito como uma "viagem multisensorial". A ascenção do edifício é feita em dois elevadores "caleidoscópicos" de alta velocidade: demora 30 segundos o trajecto até ao piso 68, nível a que se promete uma sensação de "pisar nuvens".

Um andar mais acima é revelada toda a promissora vista a 360º e com alcance de 64km sobre a cidade - e para lá dela. Haverá também apresentações e instalações multimédia, com a história de Londres em foco.   

Mas o último nível com acesso ao público é ainda mais acima, no 72: é aqui que, com uma banda sonora do som da cidade, se pode ver in loco como as camadas de vidro que formam o topo do edifício se unem subindo até "desaparecerem no céu". 

Para a “view” mais apurada, há telescópios especiais: os "tell: scopes" mostrarão mais do que se vê, já que integram informações sobre pontos da cidade e imagens da mesma panorâmica em diferentes períodos do dia e de clima. Pelos "tell:scopes" pode admirar-se sempre a cidade num dia de céu aberto (o que está bem visto, tendo em conta a fama nebulosa de Londres) ou tal como ela se mostra ao nascer ou ao por-do-sol, de dia ou de noite.

The Shard

Projecto do italiano Renzo Piano, foi inaugurado a 5 de Julho com um espectáculo multimédia transmitido em directo para todo o mundo. Um “show” total com pompa, circunstância e muito brilho à medida deste colosso (que na Europa apenas é batido em altura pelo projecto do arranha-céus moscovita Mercury City, a 339m).

"Para mim, o mais importante é se o edifício vai ser amado ou não por Londres. Os arranha-céus têm de dar mais à cidade do que aquilo que recebem dela", dizia Piano sobre o seu Shard, sublinhando esperar que os londrinos possam "tomar posse" do edifício, em vez de se limitarem a olhar para ele a partir do exterior.

Agora com a abertura de The View, londrinos e visitantes, poderão por fim “tomar posse” de toda uma visão do prédio – a que o seu construtor, Irvine Sellar, chamou a "primeira cidade vertical da Europa" - e de Londres.    


Mais Shard

Além de complexos de escritórios, os 87 andares do edifício incluem espaços comerciais, restaurantes, dez apartamentos classificados como “alto luxo” (o que parece óbvio – o Guardian refere que o preço de venda deve rondar os 60 milhões de euros). No Verão, deverá inaugurar um luxuoso hotel Shangri-La, com 200 quartos.

__
“The View” abre das 9h às 22h, diariamente. Bilhetes à venda online: 24.95 libras (30 euros) para adultos, 18.95 libras para crianças (dos 4 aos 15, com menos de 3 anos não pagam - as crianças têm que ser sempre acompanhadas por maior de 16 anos).
Site: www.theviewfromtheshard.com

--%>