Fugas - notícias

Dubai 360º: Como se estivéssemos sentados no topo da mais alta torre do mundo

Por Luís J. Santos

O fotógrafo Gerald Donovan subiu ao topo da torre mais alta do mundo. E, com mais ou menos vertigens, captou dezenas de imagens panorâmicas. Agora, este olhar sobre o Dubai a partir da Burj Khalifa pode ser visto online e interactivo a 360º.

Uma imagem que dá "a sensação real de se estar sentado no topo da mais alta torre do mundo". É assim que os organizadores do prémio internacional de fotografia HIPA, responsáveis pelo projecto, resumem este panorama interactivo, agora lançado online, que permite ver o Dubai como se estivéssemos, de facto, sentados no cume da Burj Khalifa, 828 metros acima do nível do mar.

Logo ali, na direcção dos nossos pés a baloiçarem, vemos o Dubai Mall, o maior centro comercial do mundo. Lá abaixo, muito abaixo e ao longe, o Burj Al Arab, o hotel "sete estrelas". Mais à frente, os traços da artificial ilha-palmeira. Aliás, lá abaixo, toda a cidade, repleta de ícones e projectos futuristas que a tornaram estrela do turismo mundial. É um passeio panorâmico interactivo sobre este impactante Dubai, registado em 70 fotos, cada uma com uma resolução de 80 megapixels.

"É sem dúvida a maior imagem na Terra - uma visão panorâmica de 360 ​​graus" desde a Burj Khalifa", resumem. Uma "imagem vertiginosa" a partir de fotos "captadas em altíssima resolução usando algumas das técnicas mais avançadas de fotografia digital".

O trabalho, assinado pelo fotógrafo Gerald Donovan, baseado no Dubai, tem a particularidade de ser feito a partir de um ponto habitualmente inacessível para os visitantes: do verdadeiro topo do da torre. Os visitantes podem, no máximo, ascender até ao 124.º piso, onde se encontra o miradouro turístico. Mas Donovan foi até ao andar 160 (último nível do elevador). E, não satisfeito, continuou a subir, por íngremes escadas, mais uns 200 metros, pelo pináculo da estrutura.

Donovan usou um mecanismo automatizado que lhe permitiu captar uma série de 48 imagens. Estas foram agrupadas e o conjunto recebeu mais algumas imagens captadas manualmente, destinadas a "preencher lacunas causadas por equipamentos instalados no topo" (como pára-raios ou a sinalização para aviões). 

Online, é agora apresentado o resultado desta vertiginosa odisseia fotográfica: uma imagem única e dinâmica que permite voar sobre o Dubai, com controlos de direcção ou zoom.

O lançamento da obra faz parte da promoção do HIPA (Hamdan Bin Mohammed Bin Rashid Al Maktoum Photography Award), um certame fotográfico internacional, que decorre em Março no Dubai (e que foi baptizado em homenagem ao príncipe herdeiro do emirado). Como seria de esperar, inclui prémios milionários. E, naturalmente, tem até o mais rico prémio fotográfico do mundo: 120 mil dólares (88.600 euros - isto num conjunto de prémios de quase 290 mil euros).

Há três anos, Donovan já tinha batido recordes, apresentando, o que era na altura a maior fotografia panorâmica digital, com 45 gigapixels, um panorama do skyline do Dubai.  

Como se precisassem de maior fama, as vistas desde o Burj Khalifa, de um modo muito similar às agora apresentadas, ficaram ainda mais célebres em todo o mundo desde que Tom Cruise, no filme "Missão Impossível 4" andou (aparentemente) a escalar e a baloiçar do topo do prédio.

--%>