Fugas - Viagens

  • Paulo Magalhães lançou o site em 2005
    Paulo Magalhães lançou o site em 2005
  • Já foram trocados mais de 16 milhões de postais
    Já foram trocados mais de 16 milhões de postais
  • De Juani_Andres (PT) para aqualisichka (Rússia)
    De Juani_Andres (PT) para aqualisichka (Rússia)
  • De Alma1 (PT) para sarvijaakko (Finlândia)
    De Alma1 (PT) para sarvijaakko (Finlândia)
  • De Tiagooo (PT) para  OVERIJSSEL (Holanda)
    De Tiagooo (PT) para OVERIJSSEL (Holanda)
  • De elsamiragaia (PT) para Juanan (Espanha)
    De elsamiragaia (PT) para Juanan (Espanha)
  • De MaryEly (PT) para  jamkal (Holanda)
    De MaryEly (PT) para jamkal (Holanda)
  • De paulolgnunes (PT) para  Kristina_malina (Japão)
    De paulolgnunes (PT) para Kristina_malina (Japão)
  • De  ana_bela (PT para  LaLangamena (Ucrânia)
    De ana_bela (PT para LaLangamena (Ucrânia)
  • De Anixnunix (PT) para  wuaiqun123 (China)
    De Anixnunix (PT) para wuaiqun123 (China)
  • De  geminiscp  (PT) para  Stoniai (UK)
    De geminiscp (PT) para Stoniai (UK)
  • De  ju20 (PT para ELENA_RYZHOVA (Ucrânia)
    De ju20 (PT para ELENA_RYZHOVA (Ucrânia)
  • De manelmor (PT) para  Efla  (Suíça)
    De manelmor (PT) para Efla (Suíça)
  • De goncas (PT) para  Grivete (Lituânia)
    De goncas (PT) para Grivete (Lituânia)
  • De gulberkkalay (Turquia) para  frleon (Alemanha)
    De gulberkkalay (Turquia) para frleon (Alemanha)

Continuação: página 2 de 3

O site português que pôs meio mundo a trocar postais ilustrados


“Escrevi a palavra saudade”

Com menos currículo como “trocadora de postais”, encontramos Adriana Tavares. Tem 21 anos, e está a estudar Línguas, Literaturas e Culturas no Porto. Ouviu falar do Postcrossing há pouco tempo através de uma amiga. Enviou o seu primeiro postal, em Outubro, para a Bélgica. "Foi a primeira vez que escrevi para uma pessoa desconhecida. Escrevi a palavra saudade e a tradução do que quer dizer em inglês", conta. E acrescenta satisfeita: "Enviei uma foto simples, bonita e colorida da Baixa do Porto". Para Adriana, a iniciativa de Paulo Magalhães "é excelente". "Para além de ser um projecto de acesso fácil e de podermos conhecer pessoas e culturas novas, podemos praticar línguas, sobretudo o inglês, ao mesmo tempo que mantemos viva a emoção de receber e enviar postais". Mas, mais importante do que isso, para Adriana, é o facto de ter sido um português a desenvolver o projecto. "Serve para mostrar aos estrangeiros que também temos originalidade", garante, ansiosa por receber o seu primeiro postal.

Já João Soares, também com 21 anos mas a estudar Medicina em Lisboa, registou-se no Postcrossing quando tinha 16. "Foi uma atracção imediata. Tinha a garantia de que ia receber sempre postais aleatórios de muita gente se me comprometesse a trocar também", lembra. Na altura chegou a criar duas contas, tamanha era a ânsia em conhecer culturas e paisagens além-fronteiras. Quando entrou na Faculdade, porém, deixou de ter tempo para a actividade e parou. Não sabe quantos postais tem, talvez perto de 200. Da colecção realça aqueles que são oriundos da Finlândia, Lituânia, e de alguns países asiáticos.

"Os finlandeses costumavam mandar muitos postais dos Moomins, que eu amava receber, e da paisagem nórdica", admite acrescentando que também se lembra "da enorme beleza que os postais asiáticos traziam consigo" e até "de uma praça em Kaunas, na Lituânia” que consegue restituir de vários ângulos em vários postais. Realça também aqueles comerciais ou com flores que o levavam a sentir-se "sempre um pouco traído", já que "tinha sempre o cuidado de escolher os postais mais identificativos do Minho ou de Portugal".

João, de Viana do Castelo, tinha preferência por postais de cariz cultural, étnico ou arquitectural. Mas há gostos para tudo e no Postcrossing há quem peça, na sua página pessoal, outro tipo de postais. Há quem os prefira com animais, com comboios ou com flores. Há quem os queira da Hello Kitty, do Harry Potter e, entre muitas outras coisas, de instrumentos musicais. E há também aqueles que dão algumas sugestões, mas não são muito exigentes e gostam de todo o tipo de postais.

Como Nicole Beland, 19 anos, norte-americana. Nicole ouviu falar do Postcrossing há pouco tempo. Inscreveu-se há três meses e já enviou 17 postais. Diz que a maior parte é da Walt Disney, na Flórida, porque "muita gente adora a Disney" e porque gosta de mostrar às pessoas a sua região e a sua cultura.

Na sua página pessoal, Nicole diz que não é muito exigente em relação aos postais que lhe enviam e que gosta de todos, mas dá algumas dicas. "Harry Potter, algum facto interessante do teu país, paisagens, e animais" são as sugestões da adolescente que diz "que este é um projecto óptimo para todos aqueles que gostam de receber correio não electrónico"

--%>